A aspirina , cientificamente conhecida como ácido acetilsalicílico , é um dos medicamentos mais utilizados e conhecidos no mundo.
Compostos semelhantes à aspirina são usados há milhares de anos. Os egípcios e gregos já usavam casca e folhas de salgueiro para aliviar dores e reduzir a febre. Com o passar do tempo, o ingrediente ativo da casca do salgueiro, a salicina, foi identificado no século XIX, seguido pelo desenvolvimento da aspirina moderna, consolidando o seu lugar como pedra angular dos tratamentos médicos como ferramenta para prevenir ataques cardíacos e derrames.
Além das suas propriedades anti inflamatórias , sempre foi utilizado para outros tipos de fins médicos, como redução da temperatura corporal. A sua capacidade de inibir a produção de prostaglandinas, substâncias químicas que promovem a inflamação, é o que o torna eficaz neste tipo de investigação que se liga ao estudo mais atual sobre este medicamento popular.
Um novo estudo apresentado na reunião anual SLEEP 2024, em junho, em Houston, Texas (EUA), descobriu que a aspirina em baixas doses pode reduzir as respostas inflamatórias à restrição do sono.
Os resultados sugerem que, em comparação com um placebo, o consumo preventivo de aspirina em baixas doses durante períodos de privação de sono reduz as respostas inflamatórias. Especificamente, a aspirina reduziu a expressão de células duplamente positivas de interleucina-6 e COX-1/COX-2 em monócitos estimulados por lipopolissacarídeos, bem como os níveis séricos de proteína C reativa.
«A novidade deste estudo é que investigou se podemos reduzir farmacologicamente as consequências inflamatórias da restrição do sono», explicou Larissa Engert , PhD, fisiologia comportamental do Beth Israel Deaconess Medical Center e da divisão de medicina do sono da Faculdade de Medicina de Harvard.
«Usamos um medicamento anti-inflamatório não esteróide porque foi demonstrado que ele afeta vias inflamatórias específicas, que anteriormente foram desreguladas pela restrição experimental do sono ou por distúrbios do sono».