Cientistas criaram um biscoito que contém um ingrediente especial para ajudar as pessoas a perder peso. É o que diz um estudo anterior que adicionou um novo ingrediente a doces na tentativa de fazer as pessoas sentirem menos fome .
A equipa da Universidade do Piemonte Oriental, na Itália, apresentou as suas descobertas preliminares no Congresso Europeu sobre Obesidade, em Málaga, Espanha.
Os cientistas adicionaram um composto amargo da planta Artemisia absinthium, também conhecida como absinto, a um biscoito comum de chocolate amargo. Um teste com 11 pessoas saudáveis revelou que o ingrediente amargo fez os participantes sentirem-se mais satisfeitos.
Os participantes receberam duas fórmulas diferentes, uma de biscoito de cacau e outra com sabor amargo enriquecido usando 16% de extrato de Artemisia absinthium.
O desejo por comida foi depois medido usando um questionário sobre o quão satisfeitos eles se sentiam depois de comer. Os cientistas descobriram que aqueles que comeram os biscoitos especiais sentiram menos fome e observaram um aumento nas hormonas da saciedade em comparação com aqueles que comeram o biscoito de cacau simples.
O sabor amargo no composto adicionado regula como o corpo liberta a hormona da fome grelina e GLP-1, uma hormona que também regula o açúcar no sangue, o apetite e a digestão, explicaram os autores do estudo.
É também a mesma hormona uusada em injeções para perda de peso, como Wegovy, e no tratamento de diabetes, como Ozempic .
Reduz a vontade de comer e retarda a velocidade com que os alimentos são digeridos. Isso pode reduzir a taxa de absorção de glicose na corrente sanguínea. Como resultado, quem o toma sente-se saciado por mais tempo, come menos e perde peso.