Uma forma incurável de demência chamada demência frontotemporal comportamental é frequentemente combinada com outra condição cerebral chamada vazamento de líquido cefalorraquidiano, que geralmente é curável.
Um estudo publicado recentemente por investigadores do Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, mostra como foram capazes de reverter completamente os sintomas por de pé pacientes que antes lutavam ou estavam acamados.
Este fluido circula à volta do cérebro e da medula espinhal e desempenha um papel importante na proteção e suporte do cérebro. Quando o líquido cefalorraquidiano começa a vazar, pode ocorrer uma condição chamada “flacidez cerebral”.
Os sintomas da flacidez cerebral são estranhamente semelhantes aos de uma forma de demência chamada variante comportamental de demência frontotemporal .
Essa forma de demência de início precoce ocorre devido a danos nas células nervosas nos lobos frontal e temporal do cérebro e é observada principalmente em pessoas na faixa dos 50 e 60 anos.