Cientistas norte-americanos estudam um novo gel anticoncepcional para homens que, «com apenas uma aplicação nas omoplatas, suprime rapidamente a produção de espermatozoides», informa a revista científica da Sociedade Endocrinológica, com sede em Washington.
O avanço científico, que está na fase 2b de pesquisa em que a sua eficácia é avaliada, foi apresentado no encontro anual da Endocrine Society na cidade de Boston (ENDO 2024).
O gel combina duas hormonas, acetato de segesterona e testosterona, e quando aplicado suprime a produção de espermatozoides mais rapidamente do que outros métodos experimentais similares baseados em hormonas atualmente usadas para controle de natalidade.
«O desenvolvimento de um método contracetivo masculino seguro, altamente eficaz e confiável e reversível é uma necessidade não atendida», disse a principal investigadora do estudo, Diana Blithe, chefe do Programa de Desenvolvimento Contracetivos do Instituto Nacional de Saúde em Bethesda, Maryland.
«Embora estudos tenham demonstrado que alguns agentes hormonais podem ser eficazes na contraceção masculina, o início lento da supressão espermatogénica é uma limitação», acrescenta a especialista, segundo a revista especializada.
Os responsáveis pelo estudo continuam a testar a eficácia, segurança, aceitabilidade e reversibilidade da contraceção uma vez terminado o tratamento.