A velhice faz parte do ciclo de vida do ser humano e é caracterizada por mudanças físicas, psicológicas e sociais. É um processo gradual, natural e inevitável, que é determinado por fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida .
A velhice é caracterizada por uma série de mudanças, tanto físicas quanto mentais. As células envelhecem, a estrutura do corpo muda e a pele perde elasticidade e hidratação , o que inevitavelmente causa o aparecimento de rugas. À medida que envelhecemos, a probabilidade de desenvolver doenças crónicas e diferentes tipos de demência aumenta. Além disso, problemas de audição, visão e mobilidade costumam aparecer nessa idade.
A revista Nature Medicine explica que o envelhecimento produz uma deterioração na estrutura e na função dos tecidos de todo o corpo. O artigo cita um artigo que determina em que idade uma pessoa pode ser considerada “velha”.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Stanford e publicado pela revista Nature, uma pessoa atinge a velhice aos 78 anos em diante em termos biológicos.
Ou seja, não é a idade que está associada à idade da reforma.
Há 78 anos, a Universidade de Stanford realizou uma análise com 4.263 pessoas, entre 18 e 95 anos, onde estabeleceu essa idade como aquela em que os níveis de proteínas no plasma sanguíneo apresentam alterações que refletem um processo de envelhecimento degenerativo acelerado.
Isso ocorre porque, à medida que envelhecemos, a produção de proteínas — que até então era mais ou menos constante — diminui progressivamente até quase parar. Isso acontece porque o DNA perde parte de sua capacidade de reparo, o que torna o corpo mais propenso aos efeitos do envelhecimento em diferentes órgãos.
De acordo com os resultados do estudo, os cientistas identificaram três fases distintas no processo de envelhecimento:
Na primeira fase, que vai dos 34 aos 60 anos , a pessoa é considerada adulta, quando as mudanças biológicas ainda são leves e ocorrem de forma progressiva.
A segunda fase, que vai dos 60 aos 78 anos , é chamada de maturidade tardia. Durante esse período, os sinais de envelhecimento começam a se manifestar de forma mais pronunciada e podem incluir mudanças físicas e psicológicas.
O terceiro estágio do envelhecimento começa aos 78 anos . É nessa fase que se considera que uma pessoa entrou completamente na velhice, e as mudanças associadas ao envelhecimento — da perda de mobilidade ao declínio cognitivo — se tornam mais evidentes. Da mesma forma, nessa fase é mais comum o aparecimento de doenças crónicas e outros problemas de saúde típicos da idade avançada.