Uma boa alternativa para evitar o consumo de carne de vaca é comer tâmaras, um fruto de sabor doce e agradável muito rico em nutrientes essenciais que podem ajudar a compensar a falta de ferro.
De acordo com os especialistas, «esta fruta é uma verdadeira fonte de benefícios para a saúde». Ao possuir uma boa quantidade de ferro (1,3mg por 100g, equivalente ao frango), é umas excelente escolha para quem deseja aumentar os níveis de ferro sem consumir mais carne.
Mas as tâmaras também são ricas em fibra, vitaminas (como as B6 e K), e minerais como potássio, magnésio, cobre e manganês.
Um estudo, disponível no Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia dos Estados Unidos, concluiu que «o consumo de tâmaras tem um impacto positivo nas pessoas com anemia, aumentando os níveis de hemoglobina, hematócrito e ferritina sérica devido ao seu elevado teor de ferro».
Munidas de antioxidantes, as tâmaras também têm um papel importante na proteção contra o envelhecimento celular.
Consumidas com moderação, pois também são bastante ricas em calorias — cerca de 282 calorias por 100 gramas, das quais 64,7 gramas correspondem a hidratos de carbono, é recomendado a dose diária ideal de cerca de 45 gramas.
Benefícios das tâmaras para a saúde:
- Melhora a saúde digestiva: Estimula o trânsito intestinal e prevenindo a prisão de ventre.
- Regula a pressão arterial: Contribui para a redução do risco de doenças cardiovasculares.
- Reduz processos inflamatórios: Previne doenças crónicas.
- Ajuda a controlar o peso: As tâmaras atuam como inibidores de apetite naturais.
- Melhora os níveis de colesterol: Contribui para um perfil lipídico saudável.
- Perfeito ‘snack’ pré-exercício: Fornece energia de forma rápida e eficiente.
- Promove a saúde óssea: Ajuda na manutenção de ossos fortes e saudáveis.