<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sabia que comer uma banana por dia pode ajudar a prevenir cancros hereditários?

12 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Essa é a conclusão destes estudo.

Uma pesquisa conjunta das Universidades de Newcastle e Leeds, do Reino Unido, mostra que o amido resistente presente na banana reduz os casos de tumores provocados pela síndrome de Lynch.

A pesquisa acompanhou doentes com síndrome de Lynch, uma condição hereditária que aumenta o risco de desenvolver certos tipos de cancro antes dos 50 anos. Os resultados apontaram que doses de amido resistente reduziram a incidência da doença em cerca de 60%.

Cerca de mil pacientes foram monitorados, «receberam doses de 30 gramas de amido resistente equivalentes ao presente numa banana por dia por até 20 anos. A longo prazo, foi observado um número consideravelmente menor dos casos de cancro ligados à síndrome no grupo que recebeu o suplemento, em comparação aos que tomaram placebo», revelam os autores.

«O único que não apresentou benefício foi o cancro colorretal», acrescentam, «mas o consumo diário de banana apresentou ganhos especialmente para os cancros do trato gastrointestinal superior, ou seja, do esôfago, estômago, trato biliar, pâncreas e duodeno».