Uma pesquisa conjunta das Universidades de Newcastle e Leeds, do Reino Unido, mostra que o amido resistente presente na banana reduz os casos de tumores provocados pela síndrome de Lynch.
A pesquisa acompanhou doentes com síndrome de Lynch, uma condição hereditária que aumenta o risco de desenvolver certos tipos de cancro antes dos 50 anos. Os resultados apontaram que doses de amido resistente reduziram a incidência da doença em cerca de 60%.
Cerca de mil pacientes foram monitorados, «receberam doses de 30 gramas de amido resistente equivalentes ao presente numa banana por dia por até 20 anos. A longo prazo, foi observado um número consideravelmente menor dos casos de cancro ligados à síndrome no grupo que recebeu o suplemento, em comparação aos que tomaram placebo», revelam os autores.
«O único que não apresentou benefício foi o cancro colorretal», acrescentam, «mas o consumo diário de banana apresentou ganhos especialmente para os cancros do trato gastrointestinal superior, ou seja, do esôfago, estômago, trato biliar, pâncreas e duodeno».