A resposta depende muito da maneira como se prepara e, consequentemente, se consome a pipoca antes de dormir.
Pipocas doces cheias de açúcar ou uma versão muito gordurosa, com manteiga, por exemplo, aumentando o seu teor calórico, vai favorecer o ganho de peso e fazer mal à saúde. Convém evitar o consumo deste tipo de pipoca.
E as pipocas do cinema? Na verdade, é um dos piores alimentos para o sistema digestivo lidar antes de dormir, podendo provocar um inchaço considerável no corpo.
Se lhe apetece pipocas escolha a hipótese sem a adição dos complementos anteriormente referidos e faça-as com pouco ou nenhum óleo.
A pipoca caseira, se seguidas estas dicas, não é um mau lanche: os carboidratos de digestão lenta na pipoca trabalham para transferir o aminoácido triptofano para o cérebro, onde ele é usado para disparar a produção do neurotransmissor indutor do sono, a serotonina.
Os carboidratos ingeridos uma ou duas horas antes de ir para a cama colaboram com a liberação da serotonina, da melatonina e de outros neurotransmissores cerebrais que promovem o sono.
Em resumo:
A pipoca caseira, sem complementos calóricos, gordurosos ou açucarados e com pouco ou nenhum óleo, pode ser uma boa alternativas de carboidratos saudáveis para consumir antes de dormir.