Durante um jogo realizado entre o Cincinnati Bengals e o Buffalo Bills pela National Football League (NFL) — a maior liga de futebol americano do mundo, o atleta Damar Hamlin, dos Bills, recebeu uma forte pancada no peito enquanto tentava parar um passe recebido por Tee Higgins, dos Bengals.
Hamlin caiu no chão logo após se levantar por alguns instantes. O jogador de Buffalo sofreu duas paragens cardíacas em campo e precisou ser entubado já no hospital — uma vez que apresentava pulso, mas não estava a conseguir respirar por conta própria.
Muitos médicos sugerem que a causa seria um fenómeno chamado commotio cordis, no qual um impacto súbito e contundente no tórax provoca uma morte súbita.
O termo commotio cordis é utilizado para descrever quando um impacto súbito causa a morte súbita de um indivíduo sem que verdadeiramente exista um dano cardíaco. O corpo sofre uma perturbação elétrica, que provoca uma paragem cardíaca. O coração deixa de conseguir ejetar sangue para o cérebro e para o corpo.