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Companhia de cruzeiros faz parceria para descarbonizar o setor

Refira-se que o metanol está a converter-se como um dos principais combustíveis alternativos para alcançar os objetivos de redução de gases com efeito de estufa.

16 Fevereiro 2023
Sandra M. Pinto

O Grupo Costa, parte da Carnival Corporation e o principal operador de cruzeiros da Europa, com as duas marcas Costa Cruises e AIDA Cruises, assinou um Memorandum de Entendimento com a Proman, produtor de metanol, para impulsionar a implementação do metanol como combustível marinho para o setor de cruzeiros.

A parceria visa «acelerar a transição energética e a descarbonização da frota existente, através do fornecimento de metanol sustentável, abrindo caminho para a adaptação das embarcações existentes para operarem com combustível limpo, além do investimento em novas construções alimentadas com metanol», avança a companhia em comunicado.

O Memorandum de Entendimento reafirma o potencial do metanol «para desempenhar um papel fundamental na redução contínua das emissões de gases com efeito de estufa no setor dos cruzeiros e noutros segmentos do transporte marítimo. Com uma combustão mais limpa que praticamente elimina os poluentes transportados pelo ar, como material particulado e óxidos de enxofre, o metanol está amplamente disponível e é cada vez mais produzido através de vias de baixo teor de carbono, biogénicas ou baseadas em hidrogénio. Quando utilizado em células de combustível, o metanol tem o potencial de permitir um ciclo de vida sem emissões num futuro próximo».

O metanol está a converter-se como um dos principais combustíveis alternativos para alcançar os objetivos de redução de gases com efeito de estufa, devido às suas propriedades de fácil utilização, tornando-se atrativo tanto para novas construções como para a renovação de navios existentes. Ao tratar-se de uma das matérias-primas químicas mais comercializadas, a infraestrutura para o abastecimento de navios pode ser adaptada a partir das infraestruturas existentes. Todas as formas de metanol, quer sejam baseadas em gás natural, de baixo carbono ou renováveis,
podem ser misturadas independentemente das vias de produção. Portanto, permite uma forma de transição segura para os atuais navios de cruzeiro totalmente neutros em emissões de gases com efeito de estufa, num futuro próximo.

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