Partilhar

Comprar ou arrendar casa: taxa de esforço dispara nos últimos 4 anos

Comprar casa em Portugal exige 53% dos rendimentos

29 Junho 2023
Sandra M. Pinto

A percentagem do rendimento familiar necessária para enfrentar a compra ou o arrendamento de uma habitação aumentou nos últimos quatro anos em praticamente todas as capitais de distrito portuguesas, de acordo com um estudo realizado pelo idealista que analisou as taxas de esforço do primeiro trimestre de 2019 e 2023 para comprar e arrendamento de um apartamento T2.

O esforço exigido para arrendar uma casa em Portugal aumentou 2 pontos percentuais (p.p.), passando de 69% no primeiro trimestre de 2019 a 71% no primeiro trimestre de 2023. Já na compra, a taxa de esforço nacional aumentou 23 pontos, passando de 30% para 53% desde 2019.

 

Taxa de esforço no arrendamento

Das cidades analisadas, foi em Faro onde a taxa de esforço para arrendar uma casa mais aumentou nos últimos quatro anos, passando de 45% no primeiro trimestre de 2019 para 68% no mesmo período de 2023, aumentando 23 p.p.

 

Entre os maiores aumentos das taxas de esforço para arrendar a casa em quatro anos está ainda o Porto (20 p.p.), Funchal (19 p.p.), Viana do Castelo (17 p.p.), Setúbal (15 p.p.), Viseu (15 p.p.), Santarém (14 p.p.), Ponta Delgada (10 p.p.), Lisboa (10 p.p.), Castelo Branco (10 p.p.), Leiria (9 p.p.), Coimbra (9 p.p.), Aveiro (8 p.p.) e Braga (8 p.p.).

 

Lisboa é a cidade que requer o maior esforço por parte das famílias para arrendar uma casa, sendo necessário destinar 82% dos seus rendimentos no primeiro trimestre de 2023. Segue-se o Funchal (75%), Porto (74%), Faro (68%), Setúbal (53%), Ponta Delgada (52%), Évora (51%), Viana do Castelo (51%), Aveiro (50%) e Braga (49%).

 

Já as cidades onde as rendas da casa pesam menos nos rendimentos familiares são Castelo Branco (34%), Coimbra (40%), Santarém (41%), Leiria (43%) e Viseu (43%). De referir que todas as capitais de distrito apresentaram taxas de esforço superiores ao recomendado, de 33%.

 

Taxa de esforço para comprar

A percentagem de rendimentos que as famílias devem destinar para comprar uma casa, aumentou em todas as capitais de distrito nos últimos quatro anos, com exceção de Portalegre, onde passou de 15% no primeiro trimestre de 2019 a 13% no mesmo período de 2023, diminuindo 2 p.p.

 

Por outro lado, foi no Funchal onde a taxa de esforço mais aumentou, passando de 38% a 78%, originando um aumento de 40 p.p. Seguem-se os aumentos da taxa de esforço em Faro (37 p.p.), Ponta Delgada (33 p.p.), Aveiro (32 p.p.) e Porto (24 p.p.), Braga (23 p.p.), Viana do Castelo (23 p.p.), Évora (23 p.p.), Leiria (18 p.p.), Lisboa (18 p.p.), Setúbal (18 p.p.), Coimbra (16 p.p.), Vila Real (16 p.p.), Viseu (15 p.p.) e Santarém (11 p.p.). As cidades onde a taxa menos cresceu entre estes dois momentos foram a Guarda (4 p.p.), Castelo Branco (4 p.p.), Bragança (6 p.p.) e Beja (7 p.p.).

 

No início de 2023, a cidade com a maior taxa de esforço para comprar casa foi o Funchal (78%), seguido por Faro (73%), Lisboa (72%), Porto (63%), Aveiro (58%), Ponta Delgada (50%), Braga (46%), Viana do Castelo (44%) e Évora (43%). Com taxas de esforço inferiores a 40% e superiores à recomendada de 33% encontram-se as cidades de Leiria (36%), Setúbal (35%), Coimbra (35%) e Viseu (35%).

 

Por outro lado, verifica-se que há sete capitais de distrito onde é possível comprar casa com uma taxa de esforço inferior à recomendada de 33% (em que a prestação da casa pesa menos de um terço do rendimento disponível da família): Vila Real (30%), Santarém (23%), Bragança (20%), Beja (20%), Castelo Branco (16%), Portalegre (13%) e Guarda (13%).

 

Metodologia

A taxa de esforço é um indicador que mede o impacto do custo da habitação no poder de compra do agregado familiar. No caso do arrendamento, calcula-se a taxa de esforço como a percentagem anual do rendimento líquido médio do agregado familiar destinada ao pagamento do arrendamento de uma casa. Os valores de arrendamento são obtidos diretamente da fonte de dados do idealista, que disponibiliza preços para cada cidade. Por sua vez, os dados do rendimento líquido familiar são fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No caso da compra de habitação, a taxa de esforço é calculada como a percentagem anual do rendimento líquido do agregado familiar destinada ao pagamento de um crédito habitação que segue características médias em termos de duração e taxa de juro. Recentemente, devido aos aumentos nas taxas de juro, procedeu-se a uma atualização do cálculo com base nos dados publicados pelo BCE. Por falta de amostra representativa, não foi possível determinar a taxa de esforço no arrendamento em Beja, Bragança, Évora, Guarda, Portalegre e Vila Real.

 

 

 

 

 

Mais Recentes

Dia Internacional da Síndrome de Asperger: «Precisamos de mais e melhores conversas e de mais empatia», Marta Amorim, especialista em Genética Médica

há 50 minutos

Quase 119 mil pessoas morreram em 2024, das quais 255 crianças com menos de um ano

há 56 minutos

Casas com seguros para risco sísmico sem evolução desde o sismo de agosto

há 1 hora

Especialistas alertam: «este é o pior local para guardar a garrafa de azeite»

há 2 horas

A eterna pergunta tem agora resposta: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista esclarece

há 3 horas

Este hábito comum entre os condutores portugueses dá multa: podem ter de pagar até 20 mil euros (em Espanha)

há 4 horas

«Asteroide com o tamanho da Estátua da Liberdade pode colidir com a Terra atingindo estes países», revela a NASA

há 4 horas

Óbito: Morreu o químico Francesco Rivella, conhecido como “Pai da Nutella”

há 6 horas

Esta coleção celebra a feminilidade com peças elegantes e versáteis

há 6 horas

Capítulo Restaurant & Bar apresenta nova carta e uma nova seleção de cocktails de autor

há 6 horas

Opinião: «HPV e fertilidade: infeção afeta ambos os sexos», Catarina Marques, ginecologista

há 6 horas

Sonha com umas férias na neve? Conheça as melhores estâncias de esqui com voos a partir de Portugal

há 6 horas

Romance gráfico premiado internacionalmente chega agora a Portugal

há 6 horas

Se quer festejar o “Carnaval mais Português de Portugal” esta pode ser uma opção

há 6 horas

Autoridades alertam: «este produto de higiene que tem em casa pode dar resultado positivo em testes de alcoolemia»

há 6 horas

“Usado, bom estado ou como novo”: aprenda a ler a linguagem das compras em segunda mão

há 7 horas

“Sexopausa”: venha descobrir como funciona o desejo sexual nas mulheres durante a menopausa

há 8 horas

Até ao fim do mês de fevereiro estes 3 signos vão ser abençoados com muita sorte (e dinheiro)

há 8 horas

Quer poupar energia em casa e reduzir a fatura energética? Siga estas 6 dicas

há 8 horas

Óbito: Morreu Paquita la del Barrio, ícone da música mexicana

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.