<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Conheça a receita secreta para uma boa noite de sono

Com o verão em pleno auge, os nossos dias são mais longos e com mais ação do que nunca, trazendo com eles muitas oportunidades para comermos e bebermos durante o dia.

No entanto, os nossos hábitos de sono podem ser perturbados pelos dias mais longos e pela refeições tardias. Para aproveitar ao máximo o verão e a excelente gastronomia da época, os especialistas em sono da Emma – The Sleep Company revelaram os ingredientes secretos dos alimentos indutores do sono: triptofano, serotonina e melatonina.

O triptofano é um aminoácido essencial que é necessário para produzir serotonina e melatonina. A serotonina é o neuromodulador principal que sustenta diversas funções fisiológicas, como regulação do humor, modulação do ciclo do sono, controlo do apetite, controlo da ansiedade, processos digestivos e expressão do desejo sexual. Ao mesmo tempo, influencia a qualidade do sono ao lado de outro neurotransmissor, a dopamina, e é fundamental na biossíntese da melatonina.

A melatonina, uma hormona endógena, funciona predominantemente na moderação dos nossos ritmos circadianos. Apesar de ser sintetizado naturalmente no nosso organismo, pode ser tomado como suplemento para combater os distúrbios do sono.

Embora os especialistas em sono da Emma não recomendem comer muito perto da hora de dormir, incluir alimentos com triptofano na sua dieta pode ajudá-lo a ter uma ótima noite de sono.

Com isso em mente, Theresa Schnorbach, especialista em sono e psicóloga da Emma – The Sleep Company, compilou uma lista dos oito principais alimentos indutores do sono para experimentar neste verão:

Amêndoas são excelentes para gerar melatonina
Farinha de aveia gera melatonina e é rica em carboidratos, induzindo sonolência quando ingerida antes de dormir
Produtos lácteos como queijo e leite são ricos em triptofano
As bananas também são ricas em triptofano – coloque-as, por exemplo, em papas de aveia com bastante leite
Os kiwis são ricos em carotenóides e vitamina C, ambos responsáveis por gerar serotonina
O peru é rico em triptofano, apesar de não ser aconselhável comer muita proteína antes de dormir
O salmão é rico em vitamina D e ácidos gordos ómega-3, que levam ao aumento da produção de serotonina no seu corpo
O arroz branco tem um alto índice glicêmico. Comê-lo pelo menos uma hora antes de dormir pode ajudar a melhorar a qualidade do sono

Mais Recentes

Costuma usar o alta voz ou fazer videochamadas em público? Cuidado com as multas (podem chegar aos 250 euros)

há 36 minutos

Nos EUA mulher morre devido a infecção que ‘devora o cérebro’ depois de lavar o nariz com água da torneira

há 1 hora

Gordura abdominal: aprenda como fazer 7 chás que ajudam a acabar com ela

há 1 hora

Síndrome do Intestino Irritável: 5 sintomas a que deve estar (muito) atento

há 2 horas

Infarmed anuncia “suspensão da distribuição” de lote de colírio

há 2 horas

Estas são as 100 cidades mais felizes do mundo: há duas portuguesas (saiba em que posições)

há 2 horas

Tem mais de 50 anos? Esta instituição está à procura de voluntários para beberem vinho

há 3 horas

Quando vai à casa de banho leva sempre o telemóvel? A bem da sua saúde, deixe já de o fazer

há 3 horas

«Água potável insegura é responsável por 18% dos óbitos em Portugal», revela Organização Mundial de Saúde

há 3 horas

Está a pensar mudar de operadora? Em primeiro lugar tenha a certeza de que vai (mesmo) poupar: nós damos uma ajuda

há 3 horas

É daqueles que guarda os telemóveis antigos? Pois saiba que pode ganhar (bom) dinheiro com eles

há 4 horas

É a ciência que o afirma: «estes são os nomes mais bonitos do mundo». Estará o seu na lista dos eleitos?

há 4 horas

Se é apreciador de croissant esta noticia é para si: descobrimos onde pode comer um dos melhores

há 4 horas

SNS precisa de mais 14 mil profissionais para eliminar trabalho suplementar

há 5 horas

A partir de 1 de julho, será proibido fumar em locais públicos onde possam estar crianças

há 5 horas

Excesso de turismo leva tribunal a anular lei sobre alojamento de férias

há 5 horas

Portugueses gastam milhões em medicamentos para emagrecer

há 5 horas

E se tivesse de pagar para ter a sua bagagem de mão na cabina? Essa possibilidade está em cima da mesa

há 5 horas

Há mais um português a caminho da Liga de futebol dos Emirados Árabes Unidos

há 5 horas

Treinador suspenso por 20 dias após declarações sobre arbitragem

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.