Muitos de nós lavamos o rosto com água quente para abrir e limpar os poros, finalizando com água fria para fechá-los. Sem mencionar que a água quente é tão relaxante para a pele, especialmente no chuveiro. Mas expor sua pele a temperaturas extremas pode fazer mais mal do que bem à pele?
Ao contrário da crença popular, os poros não abrem e fecham como janelas quando expostos à água quente ou fria.
«A verdade é que os poros não têm músculos, então eles não podem abrir ou fechar fisicamente em resposta à temperatura», afirma Dra. Hannah Kopelman , dermatologista. «A água quente pode soltar temporariamente óleos e resíduos na pele, fazendo com que os poros pareçam mais limpos, mas não muda oseu tamanho. Por outro lado, a água fria pode contrair temporariamente os vasos sanguíneos, dando à pele uma aparência mais firme, mas também não diminui os poros».
Embora o tamanho dos poros seja determinado principalmente pela genética, há alguns outros fatores que podem fazer com que os poros pareçam mais visíveis.
«Em alguns indivíduos, as glândulas sebáceas são maiores no início. Noutros indivíduos, as glândulas sebáceas aumentam de tamanho com a idade», explicou Dra. Sara Hogan , dermatologista e fundadora da Cosmedica Dermatology. «As hormonas também podem influenciar a atividade das glândulas sebáceas. A idade e os danos à pele relacionados ao sol podem levar à perda de elasticidade da pele, o que pode afetar as estruturas da pele. Em todos esses casos, os poros podem parecer mais proeminentes».
Água morna é ideal para limpeza, pois remove efetivamente a sujidade, óleo e maquilhagem, preservando os óleos naturais da pele, permitindo que os produtos de cuidados com a pele sejam absorvidos melhor»,