Alguns dos medicamentos mais poderosos do planeta estão disfarçados de alimentos e especiarias. Usados desde os primórdios dos tempos para nutrir o corpo e para prevenir e tratar doenças, eram valorizados de tal forma que civilizações alcançaram poder ou entraram em colapso dependendo da forma como se relacionavam com eles.
Alho
Com a crescente prevalência de bactérias resistentes a vários medicamentos, as especiarias recuperaram a sua importância enquanto combatentes de infeções de amplo espectro. O alho tem várias propriedades terapêuticas.
Mel
As abelhas produzem uma ampla gama de substâncias terapêuticas além do mel, por exemplo, própolis, veneno de abelha, geleia real, cera de abelha, pólen de abelha e afins. O mel também é um dos agentes de cura mais poderoso da natureza. Substituir adoçantes sintéticos ou açúcares altamente processados ou xarope de milho rico em frutose por uma quantidade moderada de mel pode ser um passo preventivo para a saúde.
Maçã
Uma maçã por dia de fato mantém o médico longe. Um dos benefícios para a saúde mais conhecido de consumir maçãs é a redução do risco de cancro colorretal. Quanto mais maçãs se consumirem, menor a probabilidade de desenvolver essa doença.
Luz do sol
A luz do sol possui energia com valor metabólico real. É uma fonte de energia utilizável para o corpo. A exposição adequada à luz solar resulta na produção de vitamina D, e tem um conjunto único de benefícios para a saúde.
Um do estudo com base em dados recolhidos em mais de 100 países e publicados no início do ano na revista Anticancer Research, mostrou que havia «forte correlação inversa com UVB solar para 15 tipos de cancro», com evidências mais fracas, embora ainda significativas, do papel protetor da luz solar em nove outros cancros.
Curcuma
Esta é possivelmente a erva mais importante do mundo. Chamado de “Kanchani”, ou literalmente “Deusa Dourada”, na antiga tradição de cura indiana. As suas propriedades curativas foram profundamente apreciadas, se não reverenciadas durante séculos.
A curcuma foi cientificamente documentada como tendo mais de 500 aplicações na prevenção e no tratamento de doenças.