Dia Mundial do Sapateado: celebrar a genialidade da tap dance

Também conhecido como Tap Dance Day, o Dia do Sapateado é uma homenagem a esse estilo de dança que começou a se popularizar no século XX.

A oficializou-se no dia 7 de novembro de 1989 quando o governo americano, regido por George Bush, assinou a Lei para essa data comemorativa. A criação desta Lei foi um árduo trabalho de Nicola Daval, Carol Vaughn e Linda Christensen do “Tap America Project” (TAP).

O dia para esta comemoração foi escolhido justamente por ser a data de nascimento de Bill Robinson Bojangles, ícone precursor do sapateado americano, pois foi ele quem levou o sapateado para a meia ponta, trazendo leveza, clareza e presença cênica antes desconhecida nos palcos. A genialidade desse grande artista, tanto a seus passos quanto a de seu esforço para alcançar o sucesso na sociedade americana de início do século, deve ser lembrada nesse dia.

O Dia Internacional do Sapateado é e pode ser comemorado de muitas maneiras diferentes, desde a criação de eventos até ações pessoais que lembrem, engrandecem e levem ao conhecimento de outras pessoas esta bela arte de sapatear.

A criação desta data foi resultado de um árduo trabalho da Tap America Project (TAP), em busca do reconhecimento do sapateado como um importante instrumento artístico.

Normalmente, esta data é celebrada com eventos e atividades que promovem os diferentes tipos de sapateados

Bill “Bojangles” Robinson (Richmond, 25 de maio de 1877 – Nova Iorque, 25 de novembro de 1949) foi um ator e dançarino, mais conhecido por ter sido o primeiro artista negro mais bem pago da indústria do entretenimento, na primeira metade do século XX. Sua longa carreira espelhou muitas das mudanças que ocorreram no gosto do público e nas tecnologias cinematográficas. Começou como atuando em minstrel shows e trabalhou na Broadway, em Hollywood, no rádio e na televisão. Sua principal assinatura era o sapateado nos degraus das escadas, de onde vinha descendo e dançando ao mesmo tempo. Bill também é conhecido por ter dançado ao lado de Shirley Temple em uma série de filmes durante os anos 1930 e por ter estrelado o musical Stormy Weather, em 1943. É também o primeiro artista vaudeville sem a necessidade de usar o recurso do blackface.

Ler Mais