Existem inúmeras teorias e opiniões sobre o que significa verdadeiramente ser saudável. Alguns defendem, por exemplo, que passa por uma alimentação vegetariana; outros defendem uma dieta paleo. Atualmente podemos encontrar dietas e regimes alimentares para todos os gostos, tornando mais difícil escolher um em particular.
Isto não acontece simplesmente em relação à escolha dos ingredientes que consumimos. Este tipo de visões distintas acontece também relativamente à forma como nos devemos comportar, à quantidade de exercício que devemos fazer, etc.
No entanto, existem alguns factos e passos mais óbvios que todos podemos seguir para estabelecer um estilo de vida mais saudável. São coisas simples, confirmadas cientificamente, que nos devem ajudar a fazer melhores escolhas.
De acordo com os especialistas do portal Psychology Today, estes são as 5 dicas que deve conhecer.
- Comer mais fruta e vegetais
É o clássico. Os estudo são absolutamente claros: comer mais vegetais e frutas irá ajudar a que se sinta mais saudável. Este tipo de alimentos podem ser determinantes na redução do risco de cancro ou até de certos problemas de saúde mental. É recomendado que consuma por dia 2 doses de frutas e 3 doses de legumes, para obter todas os nutrientes e vitaminas que mais precisa.
- Probióticos
Alguns probióticos como o L.acidophilus, o bifidobacterium longum e o L.casei, têm sido associados a um risco menor de desenvolvimento de cancro, a uma melhor saúde intestinal e menor risco de doenças autoimunes. A ação dos probióticos é ainda mais benéfica quando são consumidos frescos, em produtos lácteos ou vegetais fermentados. A inclusão destes agentes na sua dieta pode ajudar a assegurar um maior bem-estar.
- Comer menos
Ingerir menos calorias é certamente uma das melhores coisas que podemos fazer para a nossa saúde. Cumprir regularmente alguns períodos de jejum é um hábito que está associados a inúmeras melhorias do estado de saúde. Mesmo períodos curtos de jejum intermitente podem ser eficazes para contribuir para uma vida mais saudável.
- Exercício
A atividade física é determinante não apenas para a saúde do seu corpo, como também para o seu bem-estar mental. É assim algo absolutamente essencial. Quando feito regularmente o exercício físico é capaz de estimular a atividade parassimpática, ajudando a que se sinta mais calmo e menos ansioso. E claro, é uma rotina que irá permitir manter um peso corporal estável, diminuindo os riscos associados ao excesso de peso.
- Melhorar a saúde emocional
Um estilo de vida mais saudável está altamente relacionado com um bem-estar mental e emocional. A capacidade de controlar os nossos pensamentos, emoções e comportamentos é fundamental para conseguir evitar estados mais negativos. Gerir eficazmente este tipo de respostas e descontrolos emocionais irá permitir diminuir o stress e melhorar igualmente a nossa condição física. Tudo está conectado. Capacidade de construir um pensamento positivo, visualizar sentimentos felizes, explorar tudo aquilo que traz propósito à nossa vida e trabalhar para expressar os nossos sonhos, são apenas algumas das coisas que deverá experimentar.