O pó presente nos carros geralmente é formado por uma complexa matriz de partículas microscópicas que inclui ácaros, fezes de ácaros, caspa (bocados de pele), pólen, bactérias, mofo, insetos pequenos e outras partículas que podem afetar o nosso bem-estar.
Especialmente, no caso das crianças, isto é um grande fator de risco, pois “a exposição de níveis elevados de alergénios na infância aumenta o risco de desenvolverem uma alergia aos ácaros e terem asma”, afirma Joanne Kang, investigadora principal de microbiologia da Dyson.
Por esta razão, os engenheiros da Dyson realizaram uma lista com quatro passos muito simples para uma limpeza rápida e eficaz, com a capacidade de eliminar até à última partícula:
Passo 1. Preparação
Antes de começar com o processo de limpeza, é importante reunir as ferramentas adequadas para o trabalho, de modo a que se possa limpar da maneira mais eficaz possível. Para isso, deve certificar-se que apresenta:
1. Um aspirador, de preferência sem fios, com acessórios específicos para as diferentes superfícies que se encontram num carro como é o caso de um acessório fino que sirva para limpar as ranhuras ou algo mais específico para os estofos.
2. Sacos ou recipientes para guardar os pertences que se encontram dentro do carro e colocá-los de lado.
3. Um pano húmido.
Passo 2. Retirar tudo do interior do carro
Deve começar por abrir todas as portas para libertar o ar do interior enquanto se limpa. Com um saco do lixo, retire os objetos soltos, sem esquecer de ver debaixo dos bancos, nas bolsas e nos porta copos. Num saco ou recipiente diferente, coloque os objetos que não se quer desfazer, como os óculos de sol ou os manuais. Por último, pode retirar os tapetes e coloca-los num local limpo e seco enquanto os aspira. Segundo Joanne Kang, “os tapetes são os elementos que apresentam mais pó e sujidade, pois entre as suas fibras contém muitas partículas microscópicas, como ácaros, mofo e alergénios”.
Passo 3. Começar pelos bancos
Para aproveitar a gravidade enquanto se limpa, deve começar com os bancos, deixando que a sujidade e os restos caíam no chão do carro para serem recolhidos depois. É aconselhável começar pela parte da frente do carro, movendo ambos os bancos o mais para trás possível. Comece por aspirar ao longo das costuras dos bancos prestando uma atenção especial à costura que une a parte das costas à parte inferior do banco, já que nessa zona pode acumular-se uma quantidade surpreendente de sujidade e resíduos.
Depois disto aspire lentamente os estofos eliminando o pó e os alergénios invisíveis que se podem acumular nas partes macias. Após os assentos estarem limpos, é o momento de aspirar as laterais dos assentos, debaixo deles e ao longo dos trilhos. Para chegar aos lugares especialmente difíceis, é muito útil contar com um acessório próprio para as ranhuras com um tubo com luz que ilumina os espaços escuros para chegar facilmente aos cantos mais escondidos debaixo do banco. Este processo repete-se em todo o interior do carro até se aspirarem todos os assentos.
Passo 4. Aspirar os lados
É importante aspirar também as zonas mais rijas como o painel de controlo, as bolsas laterais nas portas e as saídas de ar condicionado que também acumulam muitos resíduos. Se a sujidade estiver mais “entranhada” deve utilizar um pano húmido para remover todas as marcas ou manchas.