Conselhos para manter a mente jovem e ativa depois dos 40 anos

Envelhecer não pode, nem deve, ser sinal de parar. É sim sinal de vida e deve ser celebrado, especialmente com saúde.

Depois de de fazer 40 anos é preciso exercitar o corpo, mas também a mente. Tão importante como um corpo saudável, uma mente em forma é essencial para se ter uma vida feliz depois dos 40.

Siga estes conselhos e mantenha a sua mente ativa e perspicaz:

Dê uma banda sonora à sua vida
O cérebro exercita-se quando se ouve a playlist favorita. Ouvir música não só ajuda a se sentir mais alerta, mas também pode melhorar a memória e o humor.

Faça amigos
Conhecer novas pessoas aumenta a “função executiva” do cérebro tanto como fazer palavras cruzadas. Ouvir o ponto de vista de outra pessoa e tentar colocar-se  no lugar dela leva o cérebro a pensar de novas maneiras.

Sorria
O stress pode fazer o cérebro libertar uma hormona chamada cortisol, que torna difícil pensar com clareza. Com o tempo, altos níveis de stress podem causar problemas na memória. Uma maneira divertida de proteger o cérebro é rir.

Saia de casa 
A natureza tem um efeito calmante e pode aliviar o stress. Quando se passa tempo ao ar livre, dá-se ao seu cérebro um descanso do fluxo constante de dados e estímulos que recebe ao longo do dia.

Abandone a rotina
Uma mudança na rotina aumenta a capacidade do cérebro de aprender novas informações .

Volte a estudar
Quando aprende uma nova habilidade ou assunto, o cérebro cria novos caminhos entre as muitas células. Quanto mais difícil for, melhor para o cérebro.

Concentre-se numa coisa de cada vez
Quando o cérebro é atingido por vários fluxos de informação ao mesmo tempo, precisa de filtrar tudo. Isso torna mais difícil a concentração. Dê a a sua atenção de cada vez a cada coisa diferente.

Medite
Estudos mostram que meditar pode aumentar o foco, a memória e a capacidade de escolher palavras.

Descanse 
Se não dormir o suficiente, mesmo uma tarefa simples pode exigir mais esforço mental. Para se manter fresco, procure dormir entre 7 e 9 horas por noite.

Alimente o cérebro
Certos alimentos protegem o cérebro. Isso inclui frutas, vegetais, legumes, peixes e gorduras “boas”, como as de azeite.

Pare de fumar
Muitos produtos químicos presentes nos cigarros são tóxicos para o cérebro.

Cuide do seu coração
Se o seu coração está com problemas de saúde, é mais provável ter problemas de aprendizagem e memória.

Tenha ajuda para a saúde mental
Se está deprimido, converse com o seu médico sobre o que pode fazer.

Ler Mais