<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Tem o hábito de comparar o preço de um produto antes de o adquirir? Não está sozinho nessa opção

2 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Quem o diz é este estudo.

Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, anuncia os resultados da mais recente edição do Shopping Pulse, que avalia as principais tendências de compra de mais de 16.000 consumidores de 16 países a nível mundial, incluindo Portugal. Os dados relativos ao terceiro trimestre de 2023 (julho, agosto e setembro) revelam que 97% dos portugueses compara o preço de um produto antes de o adquirir.

Apesar de 66% referir que, daqui a um ano, prevê continuar a comprar maioritariamente em loja física, os portugueses são cada vez mais adeptos da tecnologia e a pesquisa por um produto e a comparação de preços acontece no ambiente online: 73% dos portugueses afirma que faz essa pesquisa nas lojas online das marcas e 40% fá-lo a partir de motores de pesquisa (ex.Google).

Quando questionados sobre uma possível app que lhes permitisse fazer rapidamente essa comparação online entre retalhistas, para encontrar o produto mais barato, a resposta é clara: 93% dos respondentes afirma que esse tipo de ferramenta seria útil.

No que toca às categorias de produto em que os portugueses mais comparam preços, são os produtos de eletrónica (74%), roupa & sapatos (67%) e mercearia (52%). Ainda assim, quando analisado por género, as mulheres colocam no topo a categoria de roupa & sapatos (72%), e os homens mantêm os produtos de eletrónica (78%) no topo das comparações de preço que fazem.

Phygital: Lojas apostam na combinação do ambiente online e físico

Os dados deste inquérito da Klarna mostram também que o fenómeno Phygital veio para ficar, e é mesmo o próximo passo das lojas físicas. Quando questionados sobre se no processo de compra em loja física, os consumidores utilizam o smartphone para pesquisar produtos (de comparação de preços a reviews), 58% afirma que o faz algumas vezes, com apenas 20% dos inquiridos a afirmar que não o faz.

Muitas marcas já estão a apostar na inclusão de tecnologia nas suas lojas físicas e os consumidores apreciam esse investimento: os resultados do inquérito revelam ainda que, na opinião dos consumidores, os retalhistas devem investir em tecnologia que lhes permita pagar de forma simplificada (caixas automáticas, QR Codes, etc) – 45%; ou tecnologia que possibilite a recomendação de produtos personalizados (41%).

Mais Recentes

Correr na praia: siga estas dicas e saiba como aproveitar este treino de verão em segurança

há 17 horas

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 1 dia

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 2 dias

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 2 dias

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 2 dias

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 2 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 2 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 3 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 3 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 3 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 3 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 3 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 3 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 3 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 3 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 3 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 3 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 3 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 3 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.