A tecnologia tornar a vida mais fácil para os condutores. No entanto, em algumas ocasiões, há um reverso da moeda: é o que ocorre com o circuito automático dos retrovisores.
O crescimento da tecnologia de bordo e o desenvolvimento de novas fórmulas servem para aperfeiçoar os mecanismos e dispositivos dos automóveis. Algo que facilita certas manobras. No entanto, algum progresso pode deixar um carro indefeso.
É o que acontece com o fecho automático dos retrovisores exteriores . Em muitos carros, eles dobram-se quando o motorista estaciona e desliga o carro.
Porém, existem outros modelos, mais antigos, em que esse movimento tem de ser feito pelo condutor: uma vez fora do veículo, há quem opte por fechar os retrovisores para evitar surpresas desagradáveis.
O que muitos não sabem é que isso pode se voltar contra eles. Os retrovisores abertos fazem com que, do ponto de vista visual, a largura do carro aumente para os outros motoristas. Desta forma, ao manobrar, vão fazê-lo a uma distância maior, mantendo segura a carroceria do veículo estacionado.