Quando o pão é refrigerado, a humidade do ambiente do frigorifico pode ser absorvida pela massa. Isso faz com que o pão fique mais húmido e pegajoso, alterando a textura original. Além disso, a baixa temperatura do frigorifico pode fazer com que a estrutura do pão se torne mais densa e endurecida, o que não é desejável para a maioria das pessoas.
O pão é um alimento que contém uma grande variedade de compostos voláteis responsáveis pelo aroma e sabor característicos. Ao ser colocado no frigorifico, esses compostos podem dissipar-se mais rapidamente, resultando numa perda de sabor. Além disso, o pão pode absorver odores de outros alimentos presentes no frigorifico, comprometendo ainda mais o seu sabor original.
Pode parecer estranho, pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam, colocar o pão no frigorifico não o mantém fresco durante mais tempo. Na verdade, a baixa temperatura do aparelho pode até acelerar o processo de envelhecimento do pão. tal acontece porque o amido presente no pão começa a degradar mais rapidamente em temperaturas frias, resultando numa textura mais dura e seca.
Outro detalhe é que o frigorifico pode favorecer o crescimento de mofo. Além disso, esse alimento é particularmente suscetível ao mofo devido à sua alta humidade e aos nutrientes presentes na massa.