<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Costuma reclamar os seus direitos? Organização de defesa dos consumidores registou mais de 40 mil reclamações

3 Julho 2023
Sandra M. Pinto

Veja quais as razões apontadas.

A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, registou 43.908 mil reclamações de janeiro a fim de junho de 2023. Bens de consumo, comunicações eletrónicas e serviços financeiros ocupam os primeiros lugares dos piores resultados. Nesta primeira análise do ano foram contabilizados todos os contactos feitos por email (31.460) e via plataforma RECLAMAR (12. 448).

A maioria das reclamações (11.700, cerca de 25% do total) diz respeito a situações relacionadas com o imobiliário (condomínio e arrendamento), fiscalidade ou a Segurança Social.

Também os bens de consumo reúnem um elevado número de queixas, registando 8.112 casos. Este setor, com um peso de 18% no seu total, apresenta como reclamações principais, questões relacionadas com artigos defeituosos, atrasos na entrega e problemas do exercício do direito ao arrependimento – algumas das empresas mais referidas foram a Worten, a PT Eletrónica e a FNAC, com 770, 485 e 199 casos, respetivamente.

Sem grandes surpresas, o setor das telecomunicações aparece no TOP 3, com maior número de reclamações. NOS, MEO e Vodafone, entre outros operadores de telecomunicações, totalizaram 5.850 queixas reportadas à DECO PROTESTE. Problemas e falta de transparência na faturação, velocidade da internet e dificuldades sentidas ao querer alterar o operador são as queixas mais apontadas pelos consumidores.

Viajar é uma das atividades preferidas pelos portugueses, que ainda o conseguem fazer. As reclamações recebidas, sobre o setor da aviação, mantêm-se as mesmas, ano após ano: atrasos nos voos, cancelamentos de última hora e perda ou extravio de bagagens. A TAP lidera o número de ocorrências, com 871 casos, seguida da Easyjet com 121 ocorrências e a Ryanair com 101, num total de 1.401 queixas apresentadas.

No que respeita os serviços financeiros, que ocupa o 4º lugar nos setores mais reclamados (4.088 contactos) é sobre as dificuldades sentidas na escolha e mudança de crédito, dos valores cobrado em comissões (que agora terminam) e na regularização de sinistros, que os consumidores portugueses mais se queixam. Santander (107 casos), BPI (123 casos ) e Novo Banco (91casos) são as entidades mais referenciadas.

Com um peso relevante no total das reclamações apresentadas (3547 casos, 8% do total), aparece o setor das Obras e Serviços. E ainda que o tecido empresarial nesta área seja composto por inúmeras pequenas empresas e ENIS, as queixas são quase sempre as mesmas: atrasos, falta de qualidade na prestação do serviço, e muito pouca transparência nos valores praticados.

A plataforma RECLAMAR permite que os consumidores possam denunciar o que correu menos bem, e pedir ajudar na resolução de situações de conflito com vendedores, distribuidores, prestadores de serviços, entidades públicas e privadas, entre outros.

Mais Recentes

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 14 minutos

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 35 minutos

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 1 hora

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 2 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 2 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 3 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 3 horas

Congelar pão em papel alumínio: é melhor parar se quer que ele fique crocante

há 3 horas

Deve cortar as unhas ao seu gato? 6 cuidados essenciais antes de tomar essa decisão

há 4 horas

Três dias de vinho, gastronomia, música e experiências imperdíveis: saiba onde e não perca

há 4 horas

Esquizofrenia: campanha dá rosto à doença e mostra que viver com autonomia é possível

há 4 horas

Elevando o luxo: companhia aérea revela novas melhorias na Primeira Classe

há 4 horas

Nem amêndoas nem avelãs: este é o fruto seco que ajuda a baixar o colesterol

há 5 horas

Dia Mundial da Esofagite Eosinofílica: «Doença crónica afeta funções vitais como comer e beber», Armando Peixoto, gastrenterologista

há 5 horas

Entrevista: «Cancro do esófago é um tumor maligno que corresponde ao 7.º cancro mais frequente a nível mundial, Anabela G Barros, oncologista

há 5 horas

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 21 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 21 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 21 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 22 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.