Covid-19. 5 trabalhos (pagos) que pode desempenhar sem sair de casa

Estas ocupações profissionais podem ser particularmente interessantes para todos os adultos mais envelhecidos que se queiram manter ativos na força de trabalho.

A crise provocada pelo coronavírus veio transformar por completo as nossas vidas. Os efeitos têm sido devastadores, tanto no que diz respeito às questões de saúde pública, como a todos os danos que têm sido causados na Economia e na atividade das empresas.

Milhares de pessoas perderam o seu emprego ou foram “colocadas” em lay-off. Sendo certo que todos esperamos que esta situação melhore e regresse ao normal assim que o vírus estiver controlado, a verdade é que nem tudo será igual.

Em particular, o mundo do emprego poderá sofrer uma grande transformação. O trabalho remoto irá tornar-se numa opção cada vez mais frequente. O estigma em redor desta escolha profissional vai desaparecer. Muitas pessoas irão ser capazes de adotar uma carreira mais flexível, que permita ir explorando diferentes atividades e projetos, sem estar necessariamente presos a um só emprego.

Esta nova realidade poderá beneficiar grande parte dos adultos mais envelhecidos, que porventura passarão a ter uma maior chance de continuar a ganhar dinheiro após a chegada da idade da reforma. Diversas indústrias e tipos diferentes de emprego irão procurar pessoas capazes de desempenhar o seu trabalho de uma forma flexível a partir de casa.

Eis alguns exemplos de ocupações profissionais, que de acordo com o portal AARP, estão já (e continuarão a estar) disponíveis para quem deseja trabalhar a partir de casa.

 

  1. Professor

Numa fase em que as aulas passarão todas a ser realizadas de forma remota, mais do que nunca se está a explorar a possibilidade de ensinar à distância. Independentemente de estar interessado em dar formação em regime integral ou part-time, a crianças mais novas ou a adolescentes a preparar a faculdade, existem várias possibilidades que pode explorar. Dar explicações sobre um determinado tópico poderá ser bastante gratificante.

  1. Transcritor ou tradutor

Se consegue ouvir e escrever, então pode trabalhar como transcritor. Isto é algo que muitas empresas procuram, especialmente em áreas mais técnicas relacionadas com a saúde por exemplo. Os serviços de tradução continuam a ser igualmente extremamente procurados. Especialmente se domina vários idiomas estas podem ser opções a considerar.

  1. Consultor

Esta poderá ser uma opção especialmente interessante para todos os profissionais com mais de 50 que estejam a trabalhar em indústrias altamente competitivas, e que procurem começar a reduzir as suas horas de trabalho. Transitando lentamente para um horário mais flexível de trabalho que possa ser desempenhado a partir de casa. Muitas empresas estarão cada vez mais disponíveis para avaliar esta possibilidade com os seus colaboradores.

  1. Assistente virtual

Providenciar apoio administrativo e organizacional a partir de casa será cada vez mais um skill procurado por diversos empregadores. Desde ajudar a gerir agendas, caixas de email, planear eventos, gerir atividade nas redes sociais, etc. Cada vez mais este tipo de trabalhos serão requisitados.

  1. Escritor

Se tem talento para a escrita então existem diversas formas de conseguir monetizar este mesmo skill. Cada vez mais as empresas e marcas precisam de pessoas que as ajudem a criar conteúdos, seja para o blog, para as redes sociais ou para newsletters internas. Tente especializar-se num determinado tema e tente promover os seus serviços juntos de quaisquer interessados.

 

[Leia também: Pode a quarentena estar a fazer-nos mal? Eis 5 exemplos que provam que sim]

 

 

Ler Mais