<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Covid-19: doença pode estar associada a um risco acrescido de perda de audição

3 Setembro 2024
Forever Young

A covid-19 pode levar à perda do olfato e do paladar, mas outro sentido também pode estar em risco.

Um estudo recente, publicado na revista Lancet’s eClinicalMedicine, revelou que um diagnóstico positivo de SARS-CoV-2 estava associado a um aumento de mais de três vezes no risco de perda auditiva subsequente em jovens adultos, avança o Público.

«Os efeitos da covid-19 podem prolongar-se e afetar vários órgãos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e défice cognitivo», refere a noticia.

A nova investigação é um “alerta” de que “a covid-19 pode ser um fator de risco independente para perda auditiva e perda auditiva neurossensorial súbita entre jovens adultos”, afirma Hye Jun Kim, doutoranda em ciências biomédicas na Universidade Nacional de Seul (Coreia do Sul) e autora do estudo, é referido.

«O estudo foi inspirado por uma das suas autoras, Michelle Suh, uma otorrinolaringologista do Hospital Universitário Nacional de Jeju, na Coreia do Sul, que relatou ter visto mais casos de jovens com problemas auditivos no ambulatório», avança o jornal.

«Relatos de casos no início da pandemia sugeriram que a covid-19 estava ligada à perda auditiva e a outros distúrbios auditivos, como o zumbido», é relembrado, «no entanto, a maioria dos relatórios centrou-se em adultos mais velhos ou baseou-se em amostras mais pequenas, e os resultados foram inconsistentes».

Os investigadores analisaram «os registos hospitalares de uma população de 6.716.879 jovens adultos da Coreia do Sul, com idades entre 20 e 39 anos, e compararam os diagnósticos de perda auditiva naqueles que testaram positivo para o SARS-CoV-2 com um teste PCR com aqueles que não testaram positivo, desde o início de 2020 até ao final de 2022», sublinha o Público.

«A incidência de perda auditiva foi 3,44 vezes superior para as pessoas que tiveram covid-19 do que para as que não tiveram», cita o jornal. Da mesma forma, «a incidência de perda auditiva neurossensorial súbita, também conhecida como surdez súbita – uma perda inexplicável de audição de uma só vez ou ao longo de alguns dias – foi 3,52 vezes maior para as pessoas que testaram positivo para o SARS-CoV-2», revela a noticia.

Mais Recentes

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 13 horas

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 23 horas

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 1 dia

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 1 dia

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 2 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 2 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 2 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 2 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 2 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 2 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 2 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 2 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 2 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 2 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 3 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 3 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 3 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.