A busca por uma alimentação mais saudável, muito em voga nos nossos dias, tem impacto numa das cozinhas mais antigas do Mundo e faz com que receitas tradicionais ganhem novas versões. Isso faz com que a culinária mediterrânea se destaque ainda mais pelos seus pratos coloridos, equilibrados e com poucas calorias, fruto de uma seleção de alimentos naturais e leves, e pela sua capacidade de aliar o prazer de comer à perda de peso.
Este tipo de culinária tem a sua origem na Europa, em países como Itália, Espanha e Grécia, bem como algumas raízes em regiões mais distantes, como Israel e Egito. Consiste em diminuir a ingestão de gordura para, por outro lado, aumentar o consumo de alimentos naturais, nomeadamente o peixe e outros frutos do mar, oleaginosos, leite e seus derivados, leguminosas e óleos saudáveis, como o azeite de oliva ou o óleo de coco, que contribuem para a saúde do coração.
Além da criteriosa seleção de alimentos, a chamada dieta mediterrânea é muitas vezes considerada um verdadeiro estilo de vida que alia este tipo de alimentação à prática de exercício físico, normalmente ao ar livre.