Afinal, porque associamos a cor vermelha ao Natal?

Existem diversas explicações para este fenómeno.

Estamos a apenas 3 dias da noite de Vésperas de Natal. Isso significa que praticamente todos os lares já têm as suas árvores montadas e casas decoradas. As ruas estão iluminadas tal como manda a tradição. E claro, muitos preparam as compras de última hora.

No meio de todas estas celebrações e decorações existe uma cor que prevalece sobre todas as outras: o vermelho. Mas afinal, o que explica esta dominância dos tons avermelhados durante o Natal?

[Leia também: Sabe qual é o (verdadeiro) significado das cores da Páscoa?]

Sendo certo que, de acordo o estudo dos significados das cores, é possível concluir que o vermelho é um tom com elevadas conotações afetivas, é também verdade que o seu significado muito tem sido condicionado por uma série de perceções culturais.

 

Diferentes significados do vermelho
  • Visualmente. Quando colocamos decorações avermelhadas num pinheiro verde estamos a assegurar um agradável e popular contraste de cores. O verde e o vermelho são cores complementares que funcionam bastante bem em conjunto.
  • Associações/representações. O vermelho pode ser associado ao calor e ao fogo que ajudam a criar um ambiente mais agradável nos meses mais frios. É uma cor que pode ser associada tanto ao ódio e dominância, como ao amor e à paixão. Existem diversas emoções poderosas associadas a esta tonalidade. O Natal é uma época de amor e de excitação, como tal o vermelho é capaz de representar essas sensações na perfeição.
  • Marketing. Antes do século XX a imagem e ideia do Pai Natal era bastante difusa e flexível. Variava de país para país. Foi apenas nos anos 30 que a imagem do homem de barbas vestido de vermelho se tornou realmente popular e universal. Tudo graças a uma campanha publicitária da marca Coca-Cola. A escolha da cor não foi aleatória, não fosse o vermelho também a cor da marca. A campanha revelou-se um enorme sucesso e até aos dias de hoje é ainda esta a imagem e mensagem que perdura na nossa mente.

 

 

[Leia também: Vai pintar a casa? Estas são as cores que não nunca deve utilizar, segundo os especialistas]

 

 

Ler Mais