A criolipólise é um procedimento cosmético de emagrecimento, o qual integra a secção de tratamentos de contorno corporal.
O procedimento congela a gordura corporal (tecido adiposo) em locais de difícil remoção. Para que isso aconteça são aplicadas temperaturas muito baixas na área a ser tratada durante um determinado período de tempo. O objetivo é separar a gordura dos tecidos e eliminá-la, sem a necessidade de recorrer a cirurgias.
Segundo os promotores do tratamento, uma única sessão destrói entre 20% e 25% das células de gordura da área tratada, embora os resultados só sejam observados ao longo do tempo.
A hiperplasia adiposa paradoxal (também conhecida pela sigla HAP) é um problema que raramente acontece durante um tratamento de criolipólise.
A hiperplasia adiposa paradoxal faz com que as células de gordura aumentem em vez de encolherem, formando uma área endurecida de gordura localizada. Essa complicação rara pode surgir entre oito e 24 semanas após o procedimento e ocorre na área onde a criolipólise foi realizada.