Partilhar

Cuidados de saúde apontados como principal preocupação em lares de idosos

Sete em cada 10 pessoas avaliaram de forma positiva a experiencia com lares de idosos numa recolha de opiniões hoje divulgada pela plataforma Lares Online, que aponta os cuidados de saúde como o ponto de maior preocupação.

3 Maio 2024
Forever Young com Lusa

De acordo com a mesma fonte, as instalações, a higiene e os cuidados dos profissionais foram os fatores com melhor avaliação.

Entre as principais queixas habitualmente denunciadas, relatadas na página de internet da própria associação, está a falta de higiene.

“Uma das queixas mais frequentes dos familiares em relação a lares de idosos parece assentar na falta de cuidados de higiene”, lê-se na página da plataforma, que apresenta informação sobre os canais em que podem ser apresentadas denúncias de maus tratos ou outras queixas relacionadas com o apoio aos utentes.

Na avaliação agora divulgada, os cuidados de saúde são “o ponto de preocupação mais significativo”, com relatos de negligência e maus-tratos. Também a alimentação é “um ponto de apreensão”, com testemunhos de lares que oferecem refeições de baixa qualidade nutricional e com pouca variedade.

“Relativamente às instalações, há uma disparidade: enquanto vários inquiridos referem os locais como modernos, bem cuidados, agradáveis e seguros, há outros que alertam para a antiguidade das instalações e a falta de manutenção”, admite a plataforma.

Os resultados agora apresentados têm por base as opiniões de portugueses que deixaram, em 2023, o seu contributo no ‘site’ avaliarlares.pt, lançado pela Lares Online, há um ano.

“60% dos inquiridos avaliam de forma positiva o lar com o qual têm uma relação direta e indicam as melhorias que devem ser implementadas no setor dos lares em Portugal, para que este se torne, cada vez mais, de qualidade”, lê-se no comunicado enviado à comunicação social.

Mais de um quarto das avaliações (26%) são negativas.

Numa escala de 1 a 5, quando questionados sobre as condições das instalações dos lares, os inquiridos deram uma nota de 3,73 sobre o cuidado dos profissionais, a nota foi de 3,72.

A higiene das instalações recebeu uma nota de 3,63. A comida dos lares foi avaliada com 3,53 e, por último, com 3,52, surgem os cuidados de saúde prestados pelo lar.

Para o desenvolvimento deste Índice, foram questionados quatro grupos com diferentes relações com os lares avaliados, indicou a plataforma.

“Os colaboradores dos lares tendem a ser mais críticos em todos os indicadores em análise, em especial relativamente ao cuidado dos profissionais e à qualidade da comida. Já os residentes são os que têm uma perspetiva mais neutra.

Sobre aqueles com uma visão mais positiva sobre os parâmetros analisados, são os familiares dos residentes, que destacam, de forma geral, enquanto indicador mais positivo, as condições das instalações e o cuidado dos profissionais – realidade que contrasta diretamente com a perceção dos colaboradores”, destaca-se no documento.

“Esta discrepância de perceções mostra claramente que os colaboradores, por estarem diretamente envolvidos nas operações diárias dos lares, e conhecerem os desafios em cuidar de idosos, são mais exigentes, e têm uma visão menos otimista”, acrescenta.

Os residentes “têm uma visão mais equilibrada, mas este tópico levanta alguma complexidade – enquanto alguns idosos podem achar que estão a ser bem cuidados, outros podem apenas acreditar que o tratamento que estão a receber é justo, que merecem ‘apenas’ determinado cuidado. Este é um ponto que deve ser explorado em futuras investigações, sem dúvida”, referiu Marina Lopes, que fundou e geriu o seu próprio lar, antes de instituir a Lares Online, citada no comunicado.

Para a responsável, a experiência geral é positiva, mas a análise qualitativa das avaliações releva uma realidade que não é perfeita, nem ideal. “Isto indica-nos que é urgente reforçar as fiscalizações, garantindo o bem-estar dos idosos e um envelhecimento de qualidade e feliz”, concluiu.

A plataforma informou ainda que avisa mensalmente a Segurança Social sobre casos críticos e que em 34 lares que sinalizou como de risco, três receberam ordem de encerramento.

Para a realização deste índice, foram recolhidas 423 apreciações e avaliados 341 lares.

AH // ZO

Lusa/fim

Mais Recentes

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 27 minutos

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 33 minutos

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 59 minutos

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 1 hora

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 1 hora

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 1 hora

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 1 hora

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 3 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 4 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 4 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 4 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 4 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 4 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 4 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 5 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 5 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 5 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 5 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 6 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.