1. Limpe a pele adequadamente
A limpeza da pele é a primeira etapa de uma rotina diária de skincare e é uma ótima dica de como cuidar da pele depois dos 50 anos.
Além de remover todas as impurezas e resíduos prejudiciais, esse cuidado ajuda na renovação celular, porque retira as células mortas do tecido.
A limpeza diária pode desacelerar o envelhecimento da pele e prevenir sinais, como, por exemplo, as linhas de expressão.
É preciso utilizar um produto apropriado. O mais usado e comum é o sabonete líquido. Porém, ele deve ser formulado para o seu tipo de pele.
Os movimentos que utiliza são o segundo ponto de atenção. Devem ser gentis, lentos e circulares. Dessa forma, evita causar danos à pele.
2. Ponha protetor solar todos os dias
A aplicação de protetor solar deveria ser um hábito diário de todas as pessoas, independentemente da idade, cor de pele e outros fatores.
Este é o principal método de proteção da pele contra os danos que as radiações ultravioleta (UV) emitidas pelo sol podem causar.
Os raios UVA e UVB são os responsáveis por promover o envelhecimento precoce do tecido, além de outras condições, como a hiperpigmentação — condição causadora das manchas — e o cancro de pele.
A aplicação diária é ainda mais importante para pessoas com idade avançada, porque a predisposição para o cancro de pele é maior. A justificativa para isso é o envelhecimento das células e o enfraquecimento do sistema imunológico.
3. Avalie o consumo de nutricosméticos
Os nutricosméticos podem ser considerados um tipo de suplemento alimentar, uma vez que reúnem nutrientes essenciais para o organismo.
A diferença está no fato de que a sua composição é formulada com o intuito de proporcionar, principalmente, benefícios estéticos.
Conforme se envelhece, o organismo perde parte da capacidade de absorção de nutrientes e sofre alterações na produção de colágeno.
O problema na absorção influencia na obtenção de antioxidantes, que ocorre pela alimentação.
Esse grupo de substâncias é muito importante, pois combatem os radicais livres, que são moléculas instáveis que causam danos às células e provocam o aparecimento de sinais de envelhecimento na pele.
E o colágeno é uma proteína produzida naturalmente que está diretamente relacionada com a resistência e a elasticidade da pele.
Sendo assim, baixos níveis desses nutrientes no organismo podem resultar em danos na pele.
4. Tenha acompanhamento médico
Contar com o acompanhamento contínuo de um dermatologista e outros médicos é uma dica essencial de como cuidar da pele depois dos 50 anos e da saúde no geral.
Com consultas regulares, é possível entender se há algum problema com o tecido, além de receber indicações dos melhores cuidados para prevenir sinais de envelhecimento e condições médicas.
5. Use dermocosméticos anti-idade
Incluir dermocosméticos que sejam compostos por retinóides, peptídeos, antioxidantes ou ácido hialurónico na sua rotina de skincare é uma boa dica de como cuidar da pele depois dos 50 anos.
Estas substâncias possuem propriedades que proporcionam efeitos anti-idade à pele, como prevenção de rugas, renovação celular e melhora da textura e elasticidade da pele.
O principal é o sérum. É um rejuvenescedor, ou seja, um dermocosmético desenvolvido especificamente com o intuito de proporcionar benefícios anti-idade. Por isso, é formulado com altas doses de nutrientes.
O sérum é muito famoso pela sua alta capacidade em promover benefícios visíveis com pouco tempo de uso. Isso acontece por causa da concentração de nutrientes.
6. Hidrate a pele
A hidratação ajuda o tecido a absorver e reter água, evitando ressecamentos e irritações.
Além disso, fortalece o estrato córneo, a camada mais superficial da pele, que atua como “barreira protetora” diante agentes externos.
7. Mantenha um humidificador perto
Este ajuda a evitar que a pele fique ressecada por falta de humidade no ar.