De acordo com o estudo desenvolvido pela NexHealth, as profissões que tratam da saúde dentária deverão, pelo menos, expandir-se cerca de 10% nos próximos sete anos, acompanhado por uma mudança no comportamento do paciente, que estará mais alerta para a saúde oral.
Impulsionadas pela tecnologia, há mudanças que já se fazem sentir e que serão determinantes no novo ano. Atenta ao setor, a Impress, cadeia de clínicas de ortodontia invisível líder na Europa, revela as cinco tendências que marcarão a indústria da saúde oral em 2023 e que farão a diferença na hora de sorrir:
1. Medicina Dentária Digital
Uma das tendências com maior expressão na saúde oral é a transição para a medicina digital. Neste sentido, a tecnologia junta-se à equipa para melhorar a qualidade dos cuidados e para tornar a experiência do cliente mais eficiente e conveniente. Esta tendência engloba, por exemplo, raios X digitais, imagens 3D e até o acompanhamento de tratamentos através de aplicações digitais – métodos já utilizados em alguns consultórios, mas que irão vingar em 2023;
2. Foco na Ortodontia Cosmética
A Ortodontia Cosmética é outra das áreas protagonistas em 2023. Cada vez mais conscientes da importância da imagem e preocupados com a saúde dos sorrisos, a Ortodontia Cosmética está a ganhar expressão no setor, com destaque para tratamentos como branqueamentos, facetas ou aparelhos dentários estéticos invisíveis. O avanço da tecnologia tem permitido aos profissionais desta área desenvolver e oferecer uma gama de procedimentos cosméticos mais ampla e acessível, e esperam-se novidades em breve;
3. Foco nos Cuidados Preventivos
Nos próximos anos, profissionais e consultórios irão concentrar-se nos tratamentos de prevenção, como limpezas orais ou rastreios ao cancro oral. A máxima “mais vale prevenir que remediar” será regra e a aposta será feita em recursos educacionais que permitam aos pacientes aprender a cuidar devidamente dos seus sorrisos.
4. Aumento da utilização das redes sociais
Redes sociais como TikTok e Instagram têm ganho fãs nos últimos anos e, por isso, espera-se que esta tendência se estenda também à indústria dentária. As redes sociais têm-se vindo a revelar um meio eficaz de ligar clínicas e profissionais a pacientes e potenciais pacientes e, em 2023, os sorrisos irão estender-se a estas redes. Espera-se que cada vez mais clínicas apostem nas redes sociais s para dar a conhecer serviços e até construir a sua marca;
5. Utilização de testemunhos de pacientes e críticas online
A aposta nas redes potencia a utilização de testemunhos de pacientes como forma de clínicas e dentistas conseguirem a confiança do público e gerarem credibilidade. Assim, é esperado que mais clínicas passem a divulgar testemunhos de pacientes satisfeitos nos seus websites e noutros canais de marketing. Entre os pacientes, a tendência também é online. Os mesmos recorrem cada vez mais a este canal para recolher informação e feedback acerca de consultórios e especialistas, o que permite aos consultórios chegar a uma audiência maior e fornecer mais informação sobre os seus serviços.