Calvície não é coisa só de homem. Ao longo da vida, 3 em cada 20 mulheres sofrerão algum tipo de calvície. A idade média costuma ser entre 45 e 50 anos e o motivo é semelhante ao dos homens: a falta de testosterona e a consequente ausência de hidrotestosterona , responsável pelo crescimento dos cabelos.
A concentração de testosterona nas mulheres é cerca de 15 vezes menor que nos homens, por isso, quando diminui ainda mais, os processos de formação dos folículos são interrompidos. Isto pode ser afetado por certas doenças virais, bacterianas e fúngicas crónicas.
Segundo o cirurgião Aleksandr Umnov, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Pedagógica do Estado Húngaro , “isto pode ser devido à falta de vitamina B e à quantidade insuficiente de minerais e oligoelementos, especialmente zinco, manganês e flúor” .
Mas certos hábitos como usar chapa ou modelador de cabelo também influenciam, já que o stress a que submetem os cabelos pode aumentar o grau de calvície. “O mais importante no caso de alopecia é ir a tempo ao especialista, identificar a causa e prescrever o tratamento adequado”, recomenda o especialista.