Cientistas chamam a atenção para um sinal de alerta precoce de demência que pode aparecer durante o sono. De acordo com este estudo, essa bandeira vermelha pode tornar-se percetível anos ou mesmo décadas antes de outros sintomas.
A pesquisa, publicada no The Lancet , sugere que os pesadelos podem tornar-se comuns muito antes dos problemas de memória e de pensamento característicos da demência se instalarem.
Abidemi Otaiku, da Universidade de Birmingham, que liderou a investigação, disse: «Demonstramos pela primeira vez que sonhos angustiantes, ou pesadelos, podem estar associados ao risco de demência e declínio cognitivo entre adultos saudáveis».
«Isso é importante porque há muito poucos indicadores de risco para demência que podem ser identificados já na meia-idade».
»Embora seja preciso investigar mais para confirmar essas ligações, acreditamos que pesadelos podem ser uma maneira útil de identificar indivíduos com alto risco de desenvolver demência e implementar estratégias para retardar o início da doença».