A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o aumento dos casos de dengue devido às alterações climáticas e à globalização, entre outras causas, desde que, entre janeiro e abril de 2024, foram notificados 7,9 milhões de casos e 4.000 mortes em 79 países , um número muito grande. superior ao de 2023, onde foram detetados 6,6 milhões de casos ao longo do ano.
Os dados, apresentados no webinar Dengue: situação epidemiológica e resposta , foram obtidos após a análise de 161 países incluídos no sistema de vigilância e, deles, 82 não notificaram casos em 2024 .
“Até abril de 2024 há mais casos de dengue do que em todo o ano de 2023 e, além disso, sabemos que os números reais são de quase nove milhões , embora devamos ter em conta a letalidade, que tem vindo a reduzir ligeiramente, mas isso não impacta, não significa que haja menos casos”, declarou a epidemiologista da Unidade de Análise de Eventos Agudos do WHE, Martina Mcmenamin.
Assim, Mcmenamin destacou que a América e a Ásia são as regiões onde há mais casos e que, além disso, “deve-se ter em conta que em alguns territórios o pico de casos ainda não foi registado, pelo que os casos podem aumentar”.