<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Depois de aberta uma “janela de oportunidade” para conhecer o destino, norte-coreanos voltam a suspender acesso de turistas estrangeiros

7 Março 2025
Forever Young com Lusa

A Coreia do Norte voltou a suspender as deslocações de estrangeiros à cidade de Rason, a única disponível para turistas e cujo acesso tinha ocorrido recentemente depois do encerramento de cinco anos devido à covid-19.

Vários operadores turísticos ocidentais divulgaram a informação, como a Koryo Tours que divulgou no seu site que “Rason está temporariamente fechada” e que não dispõe de “mais informações sobre este assunto”.

“Estamos em contacto com os nossos grupos no local e com os nossos parceiros coreanos, mas eles próprios não têm mais informações. Atualizaremos a informação assim que tivermos mais notícias”, garantiu a empresa.

No site do operador turístico KTG lê-se numa mensagem concisa datada de 04 de março que a “Zona Económica Especial de Rason está novamente fechada”.

São desconhecidas as razões de Pyongyang para o novo encerramento das suas fronteiras, depois de as empresas terem recebido autorização para organizar excursões de grupo a partir de fevereiro.

Desde setembro de 2023, apenas os russos foram autorizados a entrar na Coreia do Norte para visitas de grupo limitadas, depois de ter sido retomado o acesso de estrangeiros, informou hoje a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

A recente reabertura de Rason aos turistas estrangeiros deu origem a especulações de que o país recluso poderá abrir outras zonas ao turismo estrangeiro.

Rason faz fronteira com o nordeste da China e com o Extremo Oriente russo.