É uma prática muito comum, mas não recomendada: deitar fora a água da cozedura das batata é um dos erros mais comuns e desnecessários que cometemos quase involuntariamente.
Essa água múltiplos efeitos positivos.
Pode ser usada nas plantas, bem como para limpeza e até cabelos, pois contém propriedades incrivelmente úteis e desconhecidas.
Por um lado, é muito rica em minerais, o que a torna muito benéfica para as plantas como fertilizante natural. Além disso, contém magnésio, ferro e fósforo, especialmente importantes para o crescimento das plantas.
Além disso, ajuda a combater pragas e ervas daninhas, graças ao amido e ao calor. Portanto, é aconselhável deitar a água quente diretamente sobre as ervas daninhas ou usar água fria em uma garrafa para borrifar os pulgões.
Graças ao amido, a água da batata pode ser utilizada como desengordurante muito versátil. Isso ocorre porque o amido é um solvente natural de gordura, o que o torna muito eficaz, além de ser capaz de remover gordura e sujidade de utensílios de cozinha, bem como de esquadrias de janelas.
Também é especialmente útil para o cuidado da pele e do cabelo. Segundo algumas publicações científicas, pode ser utilizado como tratamento capilar natural para fortalecer e limpar os cabelos, despejando-o na cabeça após a lavagem.