Descubra como 4.500 passos por dia podem mudar a sua vida

Durante décadas os investigadores têm tentado determinar a dose ideal (ou seja, duração, frequência, intensidade) de atividade física diária para se atingir o “ponto ideal” de modo a aumentar a longevidade.

Frequentemente, o conceito errado do tudo ou nada, de que é “preciso dar 10 mil passos por dia para colher os benefícios de caminhar” é opressor e desmotivador; na verdade, andar tanto todos os dias não é viável para muitas pessoas. Felizmente, saber que dar 4.500 passos por dia pode ajudá-lo a viver mais vai impulsionar a sua motivação para andar um pouco mais a cada dia.

Dito isso, os especialistas ainda não têm 100% de certeza sobre a “dose” ideal de atividade física diária associada a homens e mulheres de diferentes idades otimizando seu bem-estar físico e psicológico ao longo da vida.

Embora haja frequentemente um debate acalorado sobre os volumes ideais de exercício com base em resultados de pesquisas aparentemente contraditórias , as diretrizes atuais da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que os adultos façam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa (AFMV) por semana ou acumulem 75 minutos de atividade física de alta intensidade (por exemplo , 15 minutos, cinco vezes por semana).

Quando se trata de caminhar, o padrão gravado no cérebro de muitas pessoas e a configuração padrão na maioria das aplicações de fitness é 10 mil passos por dia. No entanto, novas evidências sugerem que os benefícios da caminhada podem chegar depois de pouco menos da metade desse valor, ou seja, com cerca de 4.500 passos por dia.