A terapia consiste nas sete cores do arco-íris – vermelho, amarelo, azul, laranja, índigo, verde e violeta – e ao manter o equilíbrio é possível obter inúmeros benefícios como:
- dormir melhor
- aliviar o stress e a ansiedade
- aliviar a tensão
- diminuir as dores no corpo, inclusive as de cabeça
- melhorar a circulação sanguínea
As cores são ferramentas muito poderosas que influenciam a forma como nos vemos e como os outros nos veem. As cores despertam harmonias e sensações. A cromoterapia trabalha a pessoa no seu individual. O terapeuta analisa os detalhes da vida da pessoa, tanto físicos quanto emocionais, para depois oferecer um diagnostico e um tratamento. O objetivo é curar, fazendo com que todos os pensamentos de negatividade desapareçam da mente.
Mas qual é o significado de cada uma das cores?
Vermelho: dá energia e vitalidade, libera adrenalina, ameniza dores reumáticas. É indicado para anemias, impotência sexual, frigidez, depressão, melancolia e dores musculares.
Laranja: combate a fadiga e estimula o sistema respiratório, aumentando o otimismo e a criatividade e atuando de forma eficiente nos casos de bronquite e quisto no ovário,
Amarelo: estimula o sistema nervoso central, contribuindo para a regeneração óssea. É recomendado nos tratamentos de ideias fixas, preocupação excessiva, fixação em ganhos e lucros, úlcera gástrica, diarreias, colites e falta de confiança. Também estimula a alegria e a criatividade.
Verde: favorece o equilíbrio hormonal e alivia a insónia. Estimula os órgãos digestivos e tem ação anti-infecciosa. Apresenta bons resultados quando usada no tratamento de depressão crónica e complexo de inferioridade.
Azul: calmante e analgésico, indicado para os casos de stress, convalescença, pressão alta, obesidade convalescença e pressão alta.
Índigo: tem ação coagulante e anestésica. É usada em casos de ferimentos e sangramentos, além das doenças nos olhos como glaucoma e catarata.
Violeta: calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos.