<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Saúde: número de reclamações contra setor desceu 7% em 2023

26 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

Setor privado liderou volume de reclamações, mas SNS foi o mais reclamado. Demora no atendimento e tratamento indevido foram os principais motivos de queixa dos utentes.

Em 2023, o número de reclamações relacionadas com o setor da saúde registou um decréscimo na ordem dos 7%, em relação a 2022. A liderar o volume de queixas esteve o setor privado (54%) e o sistema público foi alvo de 46% das ocorrências dos utentes. Demora no atendimento e tratamento indevido são os principais motivos de queixa, somando 39% das reclamações. Este mês, o setor já foi alvo de cerca de 300 denúncias, um aumento de 3.5%, face a 2023.

 

Ao contrário da tendência verificada em outros setores, em 2023, o setor da Saúde registou uma redução do número de reclamações dos utentes no Portal da Queixa.

No ano passado, foram publicadas no Portal da Queixa 3.736 reclamações dirigidas aos prestadores de cuidados de saúde públicos e privados, um decréscimo na ordem dos 7%, comparativamente com o período homólogo de 2022, onde se observaram 4.003 queixas, já que este foi um ano em que o motivo COVID-19 teve ainda grande expressão nas queixas.

De acordo com a análise do Portal da Queixa, entre os principais motivos de reclamação dos utentes dirigidos às entidades de saúde do sistema público e privado estão: a demora no atendimento, a gerar 21.5% das queixas, com casos de utentes a reclamarem da demora para realização do atendimento, quer consultas, exames ou tratamentos. O tratamento indevido é o segundo tema mais reportado e absorve 17.5% das reclamações. São denúncias de utentes dirigidas a médicos, enfermeiros e auxiliares sobre mau atendimento, negligência, descaso, etc.

A motivar 9,3% das ocorrências está a falta de informação, onde é apontada a dificuldade em obter de informações, resultados de exames e relatórios médicos que deveriam ser fornecidos pela entidade.

As dificuldades de contacto com as entidades de saúde via telefone, e-mail e outros canais, geraram 7.4% das queixas apresentadas em 2023. O motivo cobrança indevida – reclamações no âmbito de erros com pagamentos e cobranças – também acolheu uma fatia de 7.4%.

 

Setor privado lidera volume de queixas

A manter a tendência verificada em 2022, os prestadores de cuidados de saúde do setor privado continuaram, no ano passado, a liderar o volume de queixas registado (54%), tendo o sistema público absorvido uma fatia de 46% das ocorrências.

Uma análise detalhada ao setor privado, revela que 49.8% das reclamações recebidas foram dirigidas à categoria Grupos de Saúde Privados.

No que se refere aos prestadores públicos, segundo aferiram os dados analisados, o pódio pertence à categoria Hospitais e Maternidades, a recolher 56.1% das queixas dos utentes.

 

SNS é a entidade mais reclamada

No que se refere ao Top 5 das entidades que geraram mais reclamações, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi o mais visado. Em 2023, foi alvo de 17,7% das denúncias dos utentes. Em segundo, e a recolher uma fatia de 12%, está a rede privada de clínicas Swiss Dental Services. Segue-se a Saúde CUF, que acolheu 9.2% das queixas; o grupo privado Lusíadas Saúde (6.6%) e o Hospital da Luz (5.8%).

De referir que, este ano (até ao dia 23 de janeiro), os utentes já publicaram 293 reclamações na plataforma, verificando-se um crescimento de 3.5% no número de queixas, comparativamente com o período homólogo de 2023, onde foram registadas 283.

Mais Recentes

Colesterol elevado? Evite estes 10 erros depois dos 50 anos

há 7 horas

Açúcar escondido acelera o envelhecimento e está em mais alimentos do que imagina

há 7 horas

Maior consumo de alimentos processados “pode estar a contribuir para o aumento das alergias alimentares”

há 9 horas

Cinco alimentos que ajudam a queimar gordura abdominal e a melhorar a saúde intestinal

há 9 horas

Eridu: a cidade mais antiga da humanidade está a reescrever a história da civilização

há 10 horas

Dentes do siso podem esconder células que revolucionam tratamentos de doenças, revela estudo

há 10 horas

Um “plástico bolha” capaz de salvar o mundo? Novo material extrai água potável… no meio do deserto

há 13 horas

Como funciona o cérebro de um psicopata? Saiba o que diz um novo estudo

há 13 horas

Qual será o cheiro do Inferno? IA ajuda a reviver odores históricos

há 14 horas

Beber café sem açúcar ou natas pode ajudar a viver mais, revela estudo

há 14 horas

5 factos (curiosos) sobre o seu coração que provavelmente desconhece

há 14 horas

Sono profundo pode desbloquear momentos de génio: estudo revela ligação entre sestas e criatividade

há 15 horas

10 superalimentos essenciais para mulheres com mais de 50

há 15 horas

Uma em cada 10 pessoas tem sinais atípicos: se é o seu caso, cuidado

há 15 horas

Transforme os seus sonhos em objetivos realizáveis com estas 8 dicas

há 16 horas

Nem natação nem pilates: este é o exercício que mais ajuda as pessoas com dores articulares

há 1 dia

Detesta fazer desporto? Descobrimos a alternativa perfeita para si

há 1 dia

Estudo esclarece dúvida: pode uma pessoa celíaca beijar alguém que tenha comido glúten?

há 1 dia

Diz a ciência que é isto que acontece ao corpo se consumir ananás em lata

há 1 dia

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.