Estamos habituados a utilizar cebola para cozinhar e dar sabor a certos pratos culinários. No entanto este alimento poderoso serve para muito mais. As cebolas são um ingrediente ideal para acrescentar um conjunto de vitaminas, nutrientes, antioxidantes e fibras à sua dieta.
A cebola é uma escolha versátil que pode ajudar a proteger a sua saúde cardíaca e o seu sistema imunitário. A melhor parte é que consegue também acrescentar um sabor delicioso a qualquer receita. É uma escolha essencial.
Eis alguns dos principais benefícios associados ao seu consumo que deve conhecer.
Fonte de nutrientes
As cebolas estão repletas de vitamina C, vitamina B6, folatos, potássio e manganeses. Contém ainda uma pequena dose de fibra. São o ingrediente ideal para proporcionar sabor aos seus pratos, sem necessidade de acrescentar sal ou outro tipo de gorduras.
Protege o coração
Os compostos existentes nas camadas das cebolas podem ser eficazes na redução de inflação e dos níveis de colesterol. Esta ação é relevante diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Reforça o sistema imunitário
Para além da vitamina C, as cebolas contêm um conjunto alargado de fotoquímicos que auxiliam a atividade do nosso sistema imunitário. Os antioxidantes permitem igualmente fortalecer as nossas defesas naturais.
Reduz o risco de cancro
Os efeitos anti-inflamatórios de alimentos como a cebola e como o alho devem fazer parte de qualquer dieta alimentar que pretenda diminuir o risco de problemas cancerígenos. Os compostos de enxofre natural destes alimentos são particularmente benéficos para redução do risco de cancro da próstata, do estomago e do cólon.
Promove uma melhor digestão
A fibra existente nas cebolas permite auxiliar a função do nosso sistema digestivo. O tipo de fibra existentes em produtos alimentares como a cebola ou o alho é particularmente útil para reforçar a microbiota intestinal, que por sua vez irá favorecer uma melhor digestão.