<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Devemos ou não lavar o arroz antes de o cozinhar? Especialistas respondem

3 Fevereiro 2025
Forever Young

Quando o arroz é colocado em água durante algum tempo, é normal que a água mude de cor, assumindo uma tonalidade esbranquiçada, semelhante à do leite. Mas é falso que este fenómeno esteja relacionado com a existência de pesticidas. 

Em Portugal e na Europa, não é necessário lavar o arroz antes de o cozinhar.

As normas de higiene e segurança alimentar, aplicadas pela União Europeia desde 2005, garantem que os alimentos chegam ao consumidor em condições para serem utilizados. As empresas produtoras são obrigadas a seguir os procedimentos estipulados nos diversos regulamentos e são ainda realizadas operações de fiscalizações pelos vários Estados-membros.

Segundo dados da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA, na sigla inglesa) referentes a 2020, 94,9% das amostras analisadas apresentavam valores de pesticidas abaixo dos níveis máximos de resíduos considerados legais.

No caso particular do arroz, das 802 amostras analisadas, 526 não tinham resíduos detetáveis de pesticidas, o que corresponde a uma percentagem de 65,5%. Em apenas 6,7% das amostras, um total de 54, foi identificada uma concentração acima das legais – em Portugal, apenas uma amostra tinha valores que ultrapassavam o legalmente permitido.