Partilhar

Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar: excedente alimentar é responsável por 10% dos gases associados ao efeito de estufa

O desperdício alimentar consome um quarto (25%) de todos os recursos de água doce do planeta

29 Setembro 2024
Forever Young
O alerta é dado pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício que assinala, dia 29 de setembro, o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, decretado pela Organização das Nações Unidas no mesmo dia de 2020. Desde há quatro anos que este dia é marcado por uma conferência composta por oradores dos diferentes setores de atividade, de forma a promover o diálogo enquanto força motriz da mudança. Este ano acontecerá no dia 30 de setembro, segunda-feira, às 17h30 no Planetário de Marinha.

Em Portugal, a temática do desperdício alimentar assume elevada importância num contexto em que, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), 2.104 milhões de pessoas se encontram “em risco de pobreza ou exclusão social”, ao passo que, em média, cada português desperdiça anualmente 184 kg de alimentos.

Este não é, contudo, o único problema: cerca de 10% dos gases de efeito de estufa são causados pelo desperdício alimentar. A verdade é que comida em decomposição, por exemplo em aterros sanitários, liberta metano para a atmosfera, o segundo gás que mais contribui para o aquecimento global. Além disto, os recursos naturais usados na confeção dos alimentos e em toda a sua cadeia de valor acabam também por ser desperdiçados juntamente com a comida. Esta percentagem é de tal forma relevante que, segundo dados da Comissão Europeia, se o desperdício alimentar fosse um país, seria o terceiro país mais poluente, sendo apenas ultrapassado pela China e pelos EUA.

Neste sentido, se por um lado importa olhar para as grandes players no setor alimentar, por outro é das casas das famílias que vem a maior parte do desperdício de alimentos no mundo, representando, de acordo com dados das Nações Unidas, 60% do total desperdiçado.

“As fontes de desperdício são muitas e por isso a mudança tem de partir de todos. Não podemos olhar apenas para as grandes indústrias, quando temos dados que nos dizem que as famílias também são o problema. Assim como não podemos procurar nas famílias culpados. O combate ao desperdício é um trabalho de equipa e é por isso que o Movimento Contra o Desperdício é para nós tão importante. É uma iniciativa que visa envolver todos no processo de mudança de comportamentos e que todos os anos arranja novas formas de combater este flagelo”, afirma Francisco Mello e Castro, Coordenador do Movimento Unidos Contra o Desperdício.

O Movimento Unidos Contra o Desperdício conta com mais de 300 entidades e milhares de particulares aderentes, nasceu no dia 29 de setembro de 2020, com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com o apoio do Secretário-Geral das Nações Unidas.

Este ano a campanha de sensibilização foi desenvolvida em torno do impacto ambiental do desperdício alimentar, com o objetivo de promover o consumo com consciência, evitando o excedente. Assim, através de um remake da música “O corpo é que paga” de António Variações, rostos conhecidos dos portugueses como João Baião, Carolina Patrocínio, Isabela Valadeiro e Vasco Pereira Coutinho apelam ao facto de ser o planeta quem paga pelo excesso do desperdício alimentar. Reforça, deste modo, que a inconsciência no processo de compra leva a consequências graves para o planeta.

Mais Recentes

Já se sabe quando entram em circulação as novas notas de euro: venha descobrir quando as vai ter na sua carteira

há 4 horas

Sabe quanto tempo médio de vida têm as notas de euro?

há 5 horas

Adoram de dar ordens: os 5 signos mais ‘mandões’

há 6 horas

Verifique o seu mealheiro: se tiver uma destas moedas pode estar “sentado” numa fortuna de 2 milhões de dólares

há 7 horas

“Mário Soares, uma Vida”: reeditado com factos inéditos no centenário de nascimento do antigo presidente

há 8 horas

Dia Internacional do Estudante: 5 sugestões para comer bem em minutos para quem não tem tempo

há 11 horas

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada: importa fazer uma reflexão urgente sobre a segurança nas estradas portuguesas

há 12 horas

É verdade: existem notas de zero euros, e muito cobiçadas pelos colecionadores

há 1 dia

Estabelecimentos podem recusar pagamento com cartões, notas ou moedas? Fique a par das regras

há 1 dia

Só dão problemas: estes são os signos mais conflituosos

há 1 dia

E se fosse consigo? Amigos descobrem 2500 moedas de prata: valem mais de 5 milhões de euros

há 1 dia

Opinião: «O perigo de romantizar a obesidade», Gil Faria, cirurgião

há 1 dia

Henrique Sá Pessoa & Fernando Alvim revelam 12 receitas infalíveis para um jantar romântico

há 1 dia

Resort prepara menu de Natal com sabores tradicionais portugueses e celebra Ano Novo com o brilho de Copacabana

há 1 dia

Opinião: «Cuide do seu sorriso, potencie a sua saúde», Diogo Castro, diretor clínico da a Clínica Médis

há 2 dias

“Lou Reed: o Rei de Nova Iorque”, a biografia definitiva sobre o ex-Velvet Underground, chega a Portugal

há 2 dias

“Génesis”, livro póstumo de Henry Kissinger, em lançamento mundial

há 2 dias

Simulador de impostos e contribuições sobre recibos verdes já está disponível: use e abuse e poupe alguns euros

há 2 dias

Clássico Sporting-Benfica já tem data marcada: aponte na agenda

há 2 dias

É reformado? Ainda não é desta que vai ser aumentado

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.