Inserida no movimento global “Setembro Amarelo”, a campanha, criada pela McCann para o Hospital Lusíadas Monsanto, aborda a temática da prevenção do suicídio e a importância de procurar ajuda, invocando as memórias que se criam ultrapassado um momento difícil.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 800 mil pessoas morram por suicídio anualmente, e que em 90% dos casos estas pessoas apresentavam sintomas ou doenças mentais. Globalmente, o suicídio é a segunda causa de morte da Geração Z. Em Portugal calcula-se que três pessoas se suicidem diariamente.
Ciente desta realidade e comprometida com a aposta na saúde mental dos portugueses, a Lusíadas Saúde pretende sensibilizar para uma problemática cada vez mais premente através de uma campanha diferenciadora que encoraja as pessoas a falar sobre estes temas difíceis e a procurar ajuda nos momentos críticos, destacando que desse acompanhamento pode nascer esperança, novas memórias e oportunidades. O objetivo é prevenir o suicídio e promover a ideia de que falar e perguntar pode fazer toda a diferença e salvar uma vida.
Com o mote “Se ele/a não tivesse procurado ajuda, esta memória não existiria”, esta campanha não só pretende combater o estigma em torno das doenças mentais, mas também oferecer esperança e apoio a todos os que estão a enfrentar momentos difíceis, incentivando-os a procurar ajuda para lidar com os seus problemas.
A campanha vai estar disponível numa rede de mupis standard que integra 130 pontos estratégicos da Grande Lisboa, Amadora, Alfragide e Sintra, bem como através de um Led Digital 4×3 no Saldanha.
O Hospital Lusíadas Monsanto é a unidade do Grupo Lusíadas especializada em saúde mental com um projeto clínico pioneiro, lançado em maio deste ano em simultâneo com uma campanha nacional que visa alertar para a importância da saúde mental e para a necessidade de eliminar o estigma associado a estas doenças e ao seu tratamento – “Cuidar da saúde mental é normal. E merece dedicação total”.