O pénis é o órgão órgão reprodutor masculino, que também permite a micção. Tem forma de cilindro e é composto pela uretra, glande, prepúcio, dois corpos cavernosos, um corpo esponjoso e o frénulo. O tamanho médio é de 12 cm e 16 em estado de ereção.
O cigarro pode encurtar o seu tamanho
O tamanho de uma ereção dependerá do fluxo sanguíneo que se dirige para essa área do corpo masculino. De acordo com um estudo realizado pelo British Journal of Urology International, o consumo de tabaco gera calcificação nos vasos sanguíneos, diminuindo assim o fluxo sanguíneo que vai para o pénis e causando dificuldades na circulação erétil.
O prepúcio não transpira
O prepúcio é o tecido que protege a glande e é a parte do pénis que possui a maior quantidade de recetores nervosos, sendo capaz de sentir mudanças de temperatura ou texturas, movimentos sutis e toques muito superficiais. A pele do prepúcio é uma das poucas áreas da pele humana que não produz suor.
Existem ereções involuntárias
Não é necessário que um homem se sinta sexualmente excitado para ter uma ereção. O pénis é um órgão que funciona graças ao sistema nervoso simpático, o qual nem sempre está sob o controle consciente. Isto traduz-se em ereções involuntárias, que dependendo da situação, podem ser um pouco desconfortáveis, no entanto, trata-se de uma resposta inconsciente do sistema nervoso. A maioria dessas ereções ocorre durante a noite, com uma média de 3 a 5 ereções. Cada uma delas com uma duração aproximada de 25-30 minutos.
O pénis pode partir
Apesar de não possuir ossos ou cartilagens, um pénis em ereção que recebe movimentos bruscos, pancadas ou torções pode resultar em rutura da túnica albugínea (uma camada que envolve o tecido cavernoso) e dos vasos sanguíneos, causando sangramento e inflamação. Este tipo de lesão é extremamente dolorosa e requer um processo cirúrgico para recuperação. Quando não tratada a tempo, pode acarretar graves consequências posteriores que vão desde disfunção erétil até dores crónicas.
A ejaculação é inconsciente
O órgão responsável pelo controle da ejaculação é a medula espinhal, não o cérebro em si, por isso é possível que um homem ejacule estando inconsciente. Em casos de homens em estado de coma, por exemplo, eles podem ter ereções e até ejacular, mesmo que não estejam conscientes.