Antes de escolher um produto, é recomendado consultar com um dermatologista. As rotinas são gerais, mas alguns casos precisam de cuidados mais individualizados.
O passo mais importante do cuidados de saúde da pele é usar o protetor solar, o qual nunca deve ser abandonado.
Além do envelhecimento cronológico, os hábitos do dia a dia também influenciam. Alguns desses fatores são a exposição à radiação solar, o estilo de vida, a alimentação, o tabagismo, a prática de atividade física muito intensa e outros.
De forma geral, é recomendado utilizar um esfoliante para o rosto uma vez por semana, principalmente quando a pele é mais acneica e tem cravos. O produto atua na retirada de peles mortas, ajudando na renovação celular. O melhor momento para esfoliar é no final do banho, quando há mais vapor e os poros estão mais dilatados.
Quem tem pele oleosa pode fazer uso de um tónico após a etapa de limpeza à noite. Mas não é uma recomendação universal, varia de caso para caso.
Quando a pele está com maquilhagem, utiliza-se o desmaquilhante antes da etapa de limpeza.
À noite é um bom momento para tratar dos lábios, já que se trata de um período em que não falamos e não ingerimos alimentos. Utiliza um hidratante labial, produto que previne os lábios secos.
Os produtos de skincare são fundamentais, mas convém lembrar que atuam apenas na epiderme, que é a camada mais superficial da pele. Por baixo disso, há gordura, músculos, ossos e todos eles naturalmente envelhecem com o passar do tempo.
Quando a pessoa deseja modificar essas regiões, opta-se para procedimentos como preenchimentos, bioestimulação de colágeno, botox e outros.