Prefira estacionar à sombra ou em locais fechados
Ainda que o veículo acabe por aquecer, não atingirá temperaturas interiores tão elevadas.
Utilize acessórios que protejam do sol
Use um para-sol de alumínio no para-brisas, para que a luz seja refletida e evite o contacto direto do sol no tablier e volante. As cortinas nas janelas traseiras também são uma boa solução, sobretudo com crianças.
Ligue o ar condicionado
Caso o veículo tenha ar condicionado, utilize-o para manter uma temperatura ideal no habitáculo (entre 19ºC e 22ºC). Mas não o ligue logo ao entrar no carro: abra as janelas nos primeiros minutos de andamento, para permitir a circulação de ar, e para que a queda da temperatura interna seja mais rápida. Caso percorra uma distância curta, prefira circular de janelas abertas, pois o ar condicionado demora a arrefecer o habitáculo. Desta forma, também economiza combustível.
Deixe o veículo arejar antes de iniciar viagem
Abra as portas e as janelas da viatura para permitir que o ar circule, antes de começar a viagem.
Faça um polimento ao carro
Além de proteger a pintura da viatura do calor, o polimento reforça a camada superior da tinta, o que auxilia a resistência ao calor e aos raios UV.
Aplique película nos vidros
Ao filtrar os raios UV, reduz a temperatura dentro do habitáculo. Desta forma, ajuda, ainda, a reduzir a necessidade de utilização do ar condicionado, poupando combustível.
Proteja os bancos
Para evitar que ao sentar-se sinta os bancos quentes, utilize uma manta dobrada por cima dos mesmos, para que luz incida sobre ela. Retire-a quando for viajar.
Hidrate-se
Tenha sempre consigo uma garrafa de água para se hidratar durante a viagem. Mas atenção: não a deixe no carro.