As férias de verão são um momento muito esperado, mas é frequente para algumas pessoas sentirem dificuldade em desconectar do trabalho, gerando estresse e ansiedade. A SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, reuniu 5 recomendações práticas para que possa usufruir de umas férias tranquilas e sem interrupções desnecessárias, utilizando a tecnologia como a sua aliada.
Assim, a SPC reuniu dicas práticas de como utilizar a tecnologia em prol das suas férias gozadas em pleno, com um bom equilíbrio entre manter-se conectado, mas com a moderação suficiente para conseguir gozar realmente o seu tempo de descanso:
1. Automatize o E-mail
Configure uma resposta automática para o seu e-mail, informando sobre a sua ausência e fornecendo contatos alternativos de colegas que o poderão substituir. Esta funcionalidade pode ser configurada com antecedência no seu computador ou até mesmo diretamente no seu smartphone.
2. Trabalhe na Nuvem
Armazene documentos importantes na nuvem ou em servidores partilhados para que os seus colegas possam aceder e continuar com as tarefas sem a necessidade de o contactar constantemente. Isto facilita o trabalho em equipa e permite que aproveite as férias sem interrupções.
3. Urgente vs. Importante
Ao ir de férias, desligue o telemóvel ou limite o seu uso. Mantenha-se conectado apenas para assuntos realmente importantes, questionando sempre se a situação necessita, efetivamente, de uma resposta imediata. O urgente nem sempre é importante.
4. O Modo Avião é o Seu Aliado
Durante as férias, configure o seu smartphone para bloquear notificações de trabalho ou utilize o modo avião para evitar interrupções. Mantenha-se conectado apenas para emergências reais, garantindo que as chamadas e mensagens de trabalho não atrapalhem os seus momentos de lazer.
5. A sua casa, nas melhores mãos graças à família e à tecnologia
Nem todo o stress das férias está relacionado com o trabalho: por vezes, temos dificuldade em deixar a nossa casa ou empresa vazia durante tanto tempo porque pensamos que pode acontecer alguma coisa. Para resolver este problema, podemos pedir a um familiar ou amigo próximo que vigie a nossa casa, fornecendo-lhe mesmo um conjunto de chaves para o caso de acontecer alguma coisa. Além disso, se instalarmos um sistema de videovigilância inteligente que transmita as imagens em tempo real para o nosso smartphone, podemos verificar de vez em quando se tudo está a correr bem. Estes dispositivos armazenam as imagens na nuvem para que possa aceder a elas sempre que quiser, mesmo a partir do seu telemóvel. É a fórmula perfeita para vigiar as nossas propriedades não só no verão, mas durante todo o ano.