Dicas para reforçar as defesas do organismo no inverno

Todos nós já ouvimos a expressão “estar com as defesas em baixo” – mas o que quer isso dizer exatamente?

Não existe nenhum teste concreto que confirme que o nosso sistema imunológico está enfraquecido, pelo que é importante prestar atenção aos sintomas e alterações do nosso estado de saúde. A Atida | Mifarma, o ecossistema online de saúde e bem-estar que pretende tornar-se na maior plataforma de saúde online da Europa, explica como detetar essas fraquezas e melhorar a imunidade do organismo durante os meses mais frios do ano.

Alimentos que melhoram a imunidade

Uma das formas mais simples de reforçar o sistema imunitário e restabelecer as defesas durante o inverno passa por fazer algumas adaptações na alimentação, reforçando a quantidade de alimentos ricos em vitamina C, probióticos e antioxidantes. Alguns exemplos:

    • Citrinos – devido ao seu alto teor de vitamina C, frutas como laranjas, tangerinas ou limões ajudam a reforçar as defesas do organismo;
    • Alho e cebola – por terem um alto poder antibacteriano e antiviral, estes dois alimentos ajudam a prevenir e curar algumas doenças e gripes;
    • Antioxidantes – alimentos como a beterraba, os brócolos e a romã auxiliam a eliminação de toxinas e fortalecem o sistema imunológico;
    • Ovos – para além de serem uma fonte importante de vitaminas, proteínas e ácidos gordos, contêm zinco e selénio, dois minerais essenciais para as defesas do corpo.

 

 

  • Como reforçar a imunidade do organismo
    A insuficiência imunológica não pode ser prevenida ou revertida com medicamentos. Por essa razão, para além de apostar numa alimentação correta, é vital alterar certos hábitos para podermos repor a capacidade defensiva do corpo.
  • A alimentação saudável pode ser complementada com cápsulas de defesa especificamente recomendadas para enfrentar as mudanças sazonais, que ajudam a reforçar a resistência do corpo a agressões externas; ou suplementos naturais compostos por ingredientes que estimulam o sistema imunitário, como própolis, mel, equinácea e limão.
  • O estado do nosso organismo em geral – e das nossas defesas em particular – também depende de fatores psicológicos e emocionais. Por essa razão, o descanso é essencial para manter o sistema imunológico equilibrado e evitar situações de stress, que podem causar a diminuição das defesas do corpo.


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