10 frutas comuns conhecidas pelo seu efeito laxante

Caso sofra de prisão de ventre estes são os alimentos que deve adicionar à sua dieta.

As frutas representam excelentes fontes de fibra e de água para o nosso organismo. Para além de todos os seus outros importantes benefícios, estes dois elementos são particularmente úteis para ajudar ao correto funcionamento do trânsito intestinal.

Adicionalmente as frutas, em geral, também geram saciedade, melhoram o metabolismo e como tal, podem ajudar a emagrecer.

Na sua maioria podem ser consumidas diariamente, tanto frescas quanto em sumos naturais ou até em saladas de frutas. Podem também serem consumidas por bebês e crianças, mas em menores quantidades para não causar diarreias, tal como sugere o portal TuaSaúde.

Eis a lista que deve conhecer:

 

  1. Mamão

O mamão é rico em água e fibras, sendo bastante conhecido pela sua capacidade de ajudar no funcionamento intestinal. O mamão formosa tem um poder laxante ainda maior que a papaia, pois tem quase o dobro de fibras e praticamente as mesmas calorias.

Enquanto 100 g do mamão formosa tem 1,8 g de fibras, a papaia tem 1 g, mas ainda assim é uma boa quantidade pra essa fruta. As duas variedades de fruta têm cerca de 11 g de carboidrato e 40 kcal para cada 100 g, além de nutrientes como magnésio, potássio e vitamina C.

  1. Laranja

A laranja é rica em água, que hidrata o intestino e as fezes. Contém também fibras para bom funcionamento intestinal. Uma unidade de laranja tem cerca de 2,2 g de fibras, o que é mais do que as fibras de existentes em 1 fatia de pão integral, por exemplo.

No entanto, é importante lembrar que o sumo da laranja praticamente não tem fibra nenhuma, pois ao espremer a fruta o albedo (parte branca) acaba por ser desperdiçado juntamente com a sua casca.

  1. Ameixa

A ameixa, tanto na versão fresca quanto na forma desidratada, é rica em fibras e é um ótimo alimento para o intestino. Cada unidade de ameixa preta tem cerca de 1,2 g de fibras, além de fornecer fósforo, potássio e vitaminas do complexo B para o organismo.

Uma dica importante é que, ao se consumir a ameixa seca, é importante olhar para o rótulo do produto para verificar se existe açúcar adicionado, o que aumenta bastante as calorias da ameixa e favorece o aumento de peso. Assim, o melhor é comprar a ameixa desidratada sem adição de açúcar.

  1. Acerola

A acerola traz cerca de 1,5 g de fibras para cada 100 g de fruta fresca, e apenas 33 kcal, o que torna esta fruta numa ótima aliada da dieta e do intestino. Além disso, essa mesma quantidade de acerola traz mais 12 vezes a quantidade de vitamina C recomendada para um adulto por dia, sendo muito mais rica nessa vitamina do que a laranja e o limão, por exemplo.

  1. Abacate

O abacate é um campeão em teor de fibras: 100 g desta fruta contém cerca de 6 g de fibras. Ele também é rico em gorduras boas para organismo e que facilitam a passagem das fezes pelo intestino, além de favorecer a saúde cardiovascular e melhorar os níveis de colesterol bom.

  1. Banana

Apesar de ser conhecida como uma fruta que prende o intestino, cada banana tem pelo menos 1 g de fibra. O segredo é consumir esta fruta bem madura, pois assim as suas fibras vão estar prontas para ajudar no trânsito intestinal. Ao contrário, quem deseja controlar a diarreia, deve consumir a banana ainda verde, pois dessa forma as suas fibras servirão para prender o intestino.

Ainda mais potente do que a fruta fresca é a biomassa de banana verde, pois tem um alto teor de fibras e é naturalmente um alimento prebiótico, que favorece a saúde da flora intestinal

  1. Figo

Duas unidades de figo fresco contém cerca de 1,8 g de fibras e apenas 45 kcal, o que gera bastante saciedade e afasta a fome por mais tempo. Assim como no caso da ameixa, ao comprar figos secos deve-se preferir os que não têm adição de açúcar, sendo necessário verificar na lista de ingredientes do rótulo do produto.

  1. Kiwi

Cada kiwi tem cerca de 2 g de fibras e apenas 40 kcal, fazendo com que esta fruta seja uma ótima aliada do intestino e das dietas de emagrecimento. Além disso, 2 kiwis já contém vitamina C na dose diária ideal para um adulto, tendo um alto poder antioxidante, ajudando a prevenir doenças e melhorar a saúde da pele.

  1. Jambo

Apesar de ser pouco consumido, o jambo é uma das frutas mais ricas em fibras: 1 unidade contém cerca de 2,5 g de fibras, teor que muitas vezes é encontrado em 2 fatias de pão integral. Além disso, tem apenas 15 kcal por fruto, bem menos do que a maioria das frutas, sendo um ótimo aliado para perder peso e afastar a fome.

  1. Pera

Cada pera, quando consumida com casca, tem cerca de 3g de fibras e apenas 55 kcal, o que torna esta fruta numa das mais importantes para ajudar o intestino. Uma boa dica para emagrecer é comer uma pera cerca de 20 minutos antes da refeição, pois assim as suas fibras vão agir no intestino gerando uma sensação de saciedade, o que reduz a fome no momento da refeição.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...