Partilhar

Dicas para relançar a carreira depois dos 40 anos

Renovar ou morrer. Quer esteja a iniciar as suas aptidões profissionais ou já tenha um certo enquadramento, deve fazer o que for necessário para se adaptar às novas necessidades do mercado de trabalho. A carreira profissional depois dos 40 anos não é uma desvantagem. De facto, a experiência é um ponto a favor, uma vez que abre uma ampla gama de possibilidades para as quais deve estar disposto a permanecer ativo.

15 Dezembro 2019
Forever Young
Apenas 14% das pessoas fazem pausas de 90 em 90 minutos
Foto: Pixabay

A Adecco, empresa especialista em Recursos Humanos e Outsourcing, divulgou algumas dicas para relançar a carreira profissional depois dos 40 anos. Renovar ou morrer. Quer esteja a iniciar as suas aptidões profissionais ou já tenha um certo enquadramento, deve fazer o que for necessário para se adaptar às novas necessidades do mercado de trabalho. A carreira profissional depois dos 40 anos não é uma desvantagem . De facto, a experiência é um ponto a favor, uma vez que abre uma ampla gama de possibilidades para as quais deve estar disposto a permanecer ativo.

Uma pessoa com 40 anos tem certas qualidades que podem fazer dela o candidato perfeito para preencher uma vaga. É verdade que, com demasiada frequência, se ouve que, ao longo dos anos, os profissionais perdem a capacidade de surpreender e conquistar caçadores de talentos . No entanto, os caçadores de talentos não são os que colocam obstáculos. É possível chamar a atenção de um recrutador se oferecermos valor agregado. Eles estão interessados ​​em ter pessoal com habilidades adequadas para ser produtivo e decisivo.

Nesse sentido, é essencial que não se deixe sobrecarregar de pensamentos negativos. A sua carreira profissional após os 40 anos pode ser muito motivadora. Naturalmente, é essencial que esteja disposto a passar por uma reciclagem contínua.

A era digital traz muitas possibilidades. A verdade é que há muita discussão sobre a falta de talento digital mas  a realidade é que muitas empresas têm dificuldades, por toda a Europa, para preencher vagas. É um desafio criar, atrair e reter esse tipo de talento. Aproveite e não perca uma oportunidade que concentra milhares de empregos por ano!

E por isso, a Adecco aconselha a ter em mente as seguintes directrizes:

  • Aprenda sobre o mercado de trabalho. Faça uma análise das necessidades que mostram deficiências ou lacunas, em determinados sectores. Dessa forma, pode concentrar-se numa atividade específica.
  • Seja informado. Depois de tomar a decisão sobre o trabalho que deseja, reúna todas as informações possíveis. Inclua estudos relacionados, quanto tempo duram e também as ofertas de emprego que são exigidas.
  • Aposte em formação contínua. Deve estar atualizado com tudo relacionado ao sector que deseja dedicar. A rede é uma boa maneira de identificar a situação e identificar oportunidades de emprego.
  • Fortalecer a sua rede de contatos. Encontre pessoas que são uma referência na área do seu interesse e tente entrar em contato com elas.
  • Diversifique a sua pesquisa. Hoje existem muitas maneiras de procurar trabalho . Não descarte nenhum: candidatos a emprego, consultores, recrutamentos , aplicativos …
  • Seja positivo. Se mantiver uma atitude positiva e proativa, superará as dificuldades e abrirá caminho para o seu novo emprego.

Como pode ver, não é impossível dar uma nova abordagem à sua carreira profissional depois dos 40 anos. A verdade é que, com um pouco de trabalho, pode até sentir-se renovado e capaz de se encarregar da sua vida profissional.

 

Mais Recentes

Se o seu sonho é ir à Islândia esta noticia é para si: vai poder fazê-lo com 25% de desconto (nos voos)

há 27 minutos

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 14 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 14 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 15 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 15 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 15 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 15 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 15 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 17 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 17 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 18 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 19 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 19 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 19 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 19 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 20 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 20 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 21 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 22 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.