Desde 2015 que a AirHelp, desenvolve um ranking anual designado AirHelp Score. Neste ranking são apresentados as melhores companhias aéreas e os melhores aeroportos do mundo.
A classificação AirHelp Score baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerado o mais abrangente e preciso da área. Nesta classificação, a AirHelp avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto. Até ao presente ano, os resultados relativos a companhias aéreas e aeroportos eram apresentados em conjunto no final do ano; em 2024, a AirHelp altera esta política e passa a apresentar a pontuação AirHelp para aeroportos e companhias aéreas separadamente. Ao divulgar a classificação dos aeroportos no Verão, a AirHelp acredita que está a fornecer as informações mais recentes aos passageiros que viajam para esses aeroportos durante os meses de Verão, tipicamente os mais agitados.
“Para criar este ranking, a AirHelp utiliza as melhores fontes de dados, incluindo a sua base de dados de estatísticas de voo, que é uma das maiores e mais completas do mundo, com dezenas de milhares de avaliações de clientes, e a sua própria experiência. Importa referir que, desde 2013, a AirHelp já conseguiu compensação para mais de 2,3 milhões de passageiros com atrasos ou cancelamentos de voos.” refere Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista em direitos dos passageiros aéreos e que representa a organização em Portugal.
O ranking do AirHelp Score 2024 – Aeroportos, é formado por aproximadamente 240 aeroportos de 70 países distintos de todo o mundo, o que significa que, nesta edição, foram incluídos 58 novos aeroportos. Foram recolhidos dados sobre chegadas e partidas entre 01 de maio de 2023 e 30 de abril de 2024 e obtidas mais de 17.550 classificações únicas de aeroportos de passageiros.
Portugal: Porto com o melhor aeroporto português e Aeroporto de Lisboa no fim da lista
É no Porto que se encontra o melhor aeroporto português, com uma pontuação global de 7,60: 7,30 na pontualidade; 8,20 na consideração dos clientes e 7,90 na qualidade da sua área de restauração e lojas. De uma forma geral, a pontuação deste aeroporto melhorou (em 2023 apresentou uma pontuação de 7,52), tal como os parâmetros de pontualidade e consideração dos clientes. Piorou apenas na qualidade da sua área de restauração e lojas.
Em segundo lugar, o Aeroporto de Faro encontra-se em 185ª posição, com uma pontuação global de 7,27. Por sua vez, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, continua a ser o pior aeroporto de Portugal. Está em 234ª lugar num total de 239 aeroportos analisados, ou seja, encontra-se no fim do ranking global da AirHelp com uma classificação de 6,59 (5,80 na pontualidade; 7,60 na consideração dos clientes e 7,80 na qualidade da sua área de restauração e lojas).
É na Ásia, mais precisamente na cidade de Doha (Catar) que se situa o melhor aeroporto do mundo, segundo o ranking da AirHelp: Doha Hamad International Airport, que obteve uma pontuação global de 8,52: 8,30 na pontualidade; 8,70 nas avaliações dos passageiros; e 8,90 para a qualidade das instalações comerciais e de restauração. Em 2023, este aeroporto ficou na quinta posição.
Em segundo lugar na classificação está o aeroporto sul-africano da Cidade do Cabo, com uma pontuação de 8,50. Por fim, em terceiro lugar, encontra-se o Aeroporto de Chubu, Nagoya (Japão), com uma pontuação de 8,49. Este aeroporto foi avaliado pela primeira vez pela AirHelp e teve uma entrada direta para o top três do ranking.
Ranking AirHelp Score 2024 – principais resultados:
Embora o Regulamento CE 261/2004 seja um dos Regulamentos mais abrangentes em matéria de direitos dos passageiros aéreos na União Europeia, só é eficaz na prevenção de atrasos superiores a três horas.
Para este relatório, a AirHelp teve em consideração os problemas de pontualidade após 15 minutos de atraso, pelo que os aeroportos europeus acabam por não se apresentar nos melhores lugares deste ranking. Por sua vez, os aeroportos do Brasil ou do Japão, por exemplo, conseguem garantir que mais de 80% dos seus voos partem exatamente a horas, o que se reflete no AirHelp Score 2024